Sob clima de tensão, Vasco recebe o lanterna Prudente em São Januário

Sob clima de tensão, Vasco recebe o lanterna Prudente em São Januário

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Sem muito para cobiçar mas também sem grandes riscos no Campeonato Brasileiro, o Vasco tinha tudo para chegar com tranquilidade para a partida contra o Grêmio Prudente, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), em São Januário. A relação entre o técnico PC Gusmão e a diretoria vascaína, no entanto, criou um clima de tensão para este jogo, principalmente após PC declarar que está "incomodado" no clube. A equipe, que está em 12º lugar com 42 pontos, tentará tirar a má impressão da derrota para o Vitória por 4 a 2, na última rodada.

No Prudente, 20º lugar com 24 pontos, o objetivo é surpreender na casa do adversário e tentar manter a esperança de se salvar de um cada vez mais próximo rebaixamento. Para vencer, terá que melhorar um rendimento ruim fora do seu estádio. Como visitante, o time paulista tem apenas duas vitórias até aqui na competição (contra Goiás e Santos). O aproveitamento é de 22,9%.

O jogo será transmitido ao vivo pelo canal PFC Futebol Clube, pelo sistema pay-per-view. O árbitro será o goiano André Luiz de Freitas. Ele será auxiliado por Helberth Costa Andrade e Janette Mara Arcanjo, ambos de Minas.

O que está em jogo

Vasco: como a luta pela Libertadores virou um sonho para lá de complicado, a equipe da Colina busca três pontos para praticamente se garantir na Série A e encaminhar uma classificação para Sul-Americana. Além disso, um bom resultado serviria para acalmar os ânimos em São Januário após a derrota por 4 a 2 para o Vitória.

Grêmio Prudente: a situação é desesperadora para o time paulista, que tem 12 pontos a menos do que o Guarani, primeiro fora da zona de rebaixamento. Para tentar uma salvação, a equipe precisa de um desempenho espetacular nas últimas rodadas e ainda torcer contra os adversários diretos.

As escalações

Vasco: PC Gusmão não poderá contar com Nunes, suspenso, e Fellipe Bastos, que está com um problema no púbis. Fumagalli deve ter uma oportunidade de começar entre os titulares. Max, recuperado de lesão na coxa, será o dono da lateral esquerda. Quem está de volta é o zagueiro Dedé, que cumpriu suspensão contra o Vitória. Ele entrará na vaga de Jadson Viera. A equipe deverá entrar em campo com: Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Dedé e Max; Jumar, Rafael Carioca, Felipe e Fumagalli; Zé Roberto e Eder Luis.

Grêmio Prudente: o técnico Fábio Giuntini terá cinco retornos para o duelo desta quinta: Giovanni, Flávio Boaventura, Leonardo, Wesley e Wanderley. Anderson Pedra e Sacha, suspensos, serão desfalque. O time deve atuar com: Giovanni; João Vitor, Diego Giaretta, Anderson Luis e Cleydson; Roberto, Carlos Eduardo, Adriano Pimenta e Rhayner; Wesley e Wanderley.

Quem está fora

Vasco: além de Nunes, suspenso, o time não terá Carlos Alberto, Ramon, Nilton e Magno, todos no departamento médico.

Grêmio Prudente: Anderson Pedra e Sasha estão suspensos. Rodrigo Mancha, Marcelo Oliveira, Eduardo Ramos, Rafael Martins e Hugo estão machucados.

Pendurados

Vasco: Fernando, Fagner, Ernani, Rômulo, Fumagalli, Zé Roberto, Nilson, Rafael Coelho e Eder Luis.

Grêmio Prudente: Leonardo, Roberto, Adriano Pimenta, Wanderley e Willian José.

Fique de olho

Vasco: artilheiro da equipe na competição com oito gols, Eder Luis não marcou nos últimos três jogos. Contra o Prudente, ele espera voltar a balançar a rede. No primeito turno, ele fez um na vitória por 2 a 1 sobre o time paulista.

Grêmio Prudente: Wesley, goleador do time com nove gols, retorna após suspensão e é a esperança paulista nesta quinta-feira.

O que eles disseram

PC Gusmão, técnico do Vasco: "Espero que todos tenham a consciência da importância desta partida. Voltamos a atuar em São Januário depois de três jogos e esperamos voltar a vencer. É um adversário muito difícil e já provou isso na Vila Belmiro, onde venceu o Santos."

Wesley, atacante do Prudente: "Independentemente da situação, temos que entrar em campo para vencer. Pela autoestima, pelos familiares, torcida e pela imagem de cada um. Esperamos fazer um bom jogo para sair de lá com a vitória."

Números e curiosidades

* O Vasco já disputou 16 jogos como mandante neste campeonato. Tem sete vitórias (Inter, Atlético-PR, Atlético-GO, Vitória, Santos, Goiás e Corinthians), oito empates e uma derrota (para o Guarani). O aproveitamento é de 60,4%.

* Nos últimos 17 jogos, o Grêmio Prudente somou apenas nove pontos: duas vitórias, três empates e 12 derrotas.

* O Vasco não perde como mandante há cinco meses (ou 13 jogos). A última e única derrota no Brasileiro foi no dia 3 de junho (1 a 0 para o Guarani). Nas últimas 13 vezes em que teve o mando, o time da Colina venceu seis e empatou sete.

Último confronto

No primeiro turno, o Vasco levou a melhor no Prudentão. A equipe carioca fez 2 a 1 (Eder Luis e Nilton marcaram e João Vitor descontou). A partida foi o primeiro confronto da história entre os clubes.

Por: Richard Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições