Sob os gritos de 'Sem Vergonha' Fla empata com o Figueira no Engenhão

Sob os gritos de 'Sem Vergonha' Fla empata com o Figueira no Engenhão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:21

Em um duelo marcado pelos erros, Flamengo e Figueirense ficaram apenas no 0 a 0 nesta quinta-feira, no Engenhão. O desempenho do Rubro-Negro, que não conseguiu se impor dentro de casa, irritou bastante a torcida, que vaiou o time, chamando-o de "sem vergonha". E a situação poderia ter sido ainda pior, se os visitantes não tivessem desperdiçado uma cobrança de pênalti: Aloísio chutou fraco, para defesa de Paulo Victor.

Ronaldinho bem que se esforçou, mas passou em branco mais uma vez. Ele não marca desde 21 de setembro e também foi alvo de vaias. Um sintoma de que o craque estava em um dia complicado foi o número de faltas que fez: cinco, tornando-se o recordista em campo. Apesar do cenário ruim, o Flamengo ultrapassa o Botafogo na tabela e chega ao quinto lugar, com 56 pontos em 35 rodadas, voltando a figurar na zona de classificação para a Libertadores de 2012. O Figueira viu interrompida sua sequência de seis vitórias, mas acumula 14 partidas de invencibilidade. Está em quarto lugar, com 57 pontos.

No domingo, às 17h (de Brasília), o Flamengo vai até o Serra Dourada enfrentar o Atlético-GO, que ainda corre risco de rebaixamento. Na sequência, pega Inter (em casa) e Vasco (em local a definir).

O Figueirense, às 19h também de domingo, recebe o Fluminense no Orlando Scarpelli, em mais um confronto direto por uma vaga na Libertadores. Depois, pega o Corinthians (em casa) e o Avaí (fora).

Fla tem chances, mas Wilson salva o Figueira

A melhor oportunidade do Flamengo na partida veio logo aos dois minutos, em jogada com bela troca de passes que terminou em uma conclusão de Deivid - na cara do gol - defendida por Wilson. Dentro de seu planejamento, o Figueira se fechava no campo de defesa em busca dos contra-ataques. O que não estava no roteiro era perder o atacante Julio Cesar, um de seus principais jogadores, logo aos dez minutos, por lesão. Ele foi substituído por Aloísio.

Apesar da dificuldade para organizar seu meio de campo (formado por Airton, Willians e Renato, com Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid mais avançados), o Fla conseguia chegar ao ataque na base da vontade e nos lampejos de Thiago Neves. Primeiro, ele deu um lindo chute da entrada da área, e Wilson salvou. Depois, fez ótimo lançamento para Ronaldinho, que ficaria em boas condições de marcar se o assistente não marcasse impedimento de forma equivocada.     Com atuação apagada, Ronaldinho foi recordista de faltas, com cinco  (Foto: Alexandre Loureiro/VIPCOMM)

Não era só o Flamengo que criava. Na melhor oportunidade do Figueirense, Bruno avançou pela ponta direita e chutou para o meio de área. A bola desviou na defesa e quase entrou no gol de Paulo Victor. Na sequência, Túlio arriscou de longe, e a bola foi cortada pela zaga antes que chegasse à meta rubro-negra.

Além da ausência de gols, a primeira etapa foi marcada pela grande quantidade de passes errados, especialmente do Flamengo (25 contra 19 do Figueira). Diante da dificuldade do time em campo, a torcida teve no volante Renato o principal alvo de sua impaciência. Foi vaiado diversas vezes.

Aloísio perde pênalti para o Figueira

Na volta do vestiário, o panorama pouco mudou. Ronaldinho teve boa chance para o Fla, Elias respondeu para o Figueira. Depois dos pedidos da torcida rubro-negra, Luxemburgo resolveu colocar, aos dez minutos, os meninos Muralha e Thomás nas vagas de Airton e Renato - substituído pela terceira vez no ano. Aos 15, a chance de abrir o placar apareceu para o Figueira quando Paulo Victor fez pênalti em Welinton Nem após contra-ataque. Na cobrança, no entanto, Aloísio chutou, e o goleiro defendeu sem dar rebote.

O erro do Figueirense inflamou a torcida rubro-negra, mas não teve o mesmo efeito nos jogadores. Os catarinenses dominavam o jogo ao aproveitarem os seguidos erros de passe do Fla (44 no total, contra 37 do adversário). Elias, em chute colocado de fora da área, esteve perto mais uma vez de marcar. Luxa, então, tentou dar vida nova ao time ao colocou Jael no lugar de Deivid. Antes, ele havia chamado Fierro no banco, mas a torcida se manifestou de maneira contrária, e o chileno não entrou.

O Flamengo tentou pressionar, mas, nervoso e afobado, facilitava a vida do adversário com erros infantis. Bem marcado, Ronaldinho fazia faltas e não conseguia levar vantagem em cima da zaga. Com isso, o Figueira se segurou até o fim, e o placar ficou mesmo no 0 a 0. Após o apito final, muitas vaias para os rubro-negros.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições