Sócios do Santos votam neste sábado o novo estatuto do clube

Sócios do Santos votam neste sábado o novo estatuto do clube

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

Os sócios do Santos votarão neste sábado, entre 10h e 18h, na Vila Belmiro, o novo estatuto social do clube, que prevê mudanças significativas na administração do Alvinegro Praiano. As principais alterações: ampliação do mandato do presidente para três anos e o fim das reeleições ininterruptas, o presidente só poderá concorrer a uma reeleição. Além disso, será criado o Comitê de Gestão, formado pelo presidente, o vice e mais sete pessoas que atuarão como diretores. Esse grupo será responsável por todas as decisões, cabendo ao mandatário o poder de veto. Uma outra mudança significativa: para participar das eleições, o santista precisará ser sócio há apenas um ano antes do pleito. Atualmente, são necessários três anos. O texto cria ainda o título de Patrono do Santos para o Rei Pelé.

O novo estatuto já foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Deliberativo, mas precisa passar pelo crivo da Assembléia Geral dos sócios para ser implantado. No entanto, a situação não deverá ter dificuldades para fazer passar a proposta, já que o grupo de oposição, ligado ao ex-presidente do clube, Marcelo Teixeira, está desmobilizado. Ele mesmo não estará em Santos neste final de semana para participar da votação - assim como não esteve presente à reunião do Conselho que aprovou o novo texto.

Outra novidade proposta é a criação das Embaixadas do Peixe, representações dos sócios do Clube com, no mínimo, 100 integrantes, em qualquer local. Nelas serão realizadas campanhas sociais, captação de novos associados. Há ainda a possibilidade de urnas serem instaladas nessas embaixadas em época de eleição, algo semelhante ao que faz o Internacional.

Há outras mudanças que visam deixar ainda mais clara a distinção entre a atual gestão, comandada por Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e a de Marcelo Teixeira, que presidiu o clube entre 2000 e 2009. A primeira: dirigentes não poderão emprestar dinheiro ao clube, prática comum na gestão de Teixeira. Outra, o endereço do Santos volta ser rua Princesa Isabel, sem número. O ex-presidente havia mudado incluído o número 77, pois tem apreço pelo número sete.

Camisa branca é a principal

Caso o novo estatuto seja mesmo aprovado, a camisa branca passará a ser a número um. Nos primórdios do clube, a camisa listrada era a principal. Aos poucos, porém, o tradicional uniforme todo branco passou a ser utilizado como mais freqüência, sem, no entanto, jamais ser reconhecido como o principal nos documentos oficiais do Peixe. O estatuto atual, por exemplo, é omisso nesse ponto. Agora, a ideia é oficializar o que já acontece na prática.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições