Sol e Areia despertam cuidados especiais das equipes participantes do Ecomotion

Sol e Areia despertam cuidados especiais das equipes participantes do Ecomotion

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Sol e Areia despertam cuidados especiais das equipes participantes do Ecomotion

Não é o cansaço de quatro dias acordado ou as dores musculares de pedalar, correr, remar e velejar por 520km que preocupam os atletas que disputarão o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura/Ecomotion 2008. Para os cerca de 60 quartetos inscritos, o sol forte, calor intenso e as dunas da região de Ceará, Maranhão e Piauí, despertam uma preocupação a mais.

Se, nos últimos anos, a chuva e clima quase sempre ameno representaram um aliado para os quartetos estrangeiros, as áridas condições do nordeste brasileiro prometem não dar trégua para ninguém.

"A hidratação vai ser um fator muito importante da prova. Os atletas podem esperar muito sol e areia pela frente", diz o diretor técnico da competição, Tiago Valois.

As equipes estão preparadas. Que o diga o brasiliense Guilherme Pahl, da equipe Oskalunga Sundown.

"Brasília também é bem quente e estamos treinando em condições mais próximas possíveis da prova. Inclusive carregando bastante água para nos acostumar com o peso que vamos levar", afirma Guilherme que, com seus companheiros, conquistou o sétimo lugar no Ecomotion 2007, sendo a equipe brasileira mais bem colocada naquele ano.

Os cariocas da Start também já encontraram suas soluções.

"Nas dunas vamos usar sandália papete com meia e cobrir o corpo todo com roupas de cor clara. Os três homens são do Rio. Estamos acostumados com o calor forte. O problema é a menina, que vem do Rio Grande do Sul. Nossa maior preocupação é com ela", diz João Bandeira. "Devemos levar duas mochilas de hidratação a maior parte do tempo, uma com água e outra com isotônico", planeja o atleta.

Há uma equipe que pretende tirar proveito do calorão. É a Cânion Esportes de Aventura.

"A passagem da prova por nosso Estado nos motivou a encarar o desafio. Vai ser nossa primeira corrida de aventura e estamos prontos para o que vier", garante o capitão Luciano Uchoa.

O Campeonato Mundial de Corrida de Aventura/Ecomotion 2008 terá 520km passando pelos estados de Ceará, Maranhão e Piauí. Serão 246km de mountain bike, 133 de canoagem, 109 de trekking e 32 de vela. A largada será no dia 2 de novembro, com chegada prevista para a primeira equipe no dia 6 de novembro. A cidade base é Jericoacoara e estão inscritas cerca de 60 equipes, sendo 32 estrangeiras. Os principais quartetos nacionais e estrangeiros estão confirmados na mais importante prova da modalidade nas Américas, incluindo os líderes do ranking brasileiro e os campeões do último mundial da Escócia (2007).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições