Som da vuvuzela pode provocar danos à audição, diz pesquisa

Som da vuvuzela pode provocar danos à audição, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Os torcedores que dividirão as arquibancadas da Copa do Mundo com as vuvuzelas precisam ficar atentos. Uma pesquisa realizada por uma empresa de aparelhos auditivos afirmou que o famoso instrumento de som usado pelos sul-africanos, principalmente em estádios de futebol, pode causar danos permanentes na audição.

O alcance do instrumento foi testado junto com a corneta inglesa, tambor e apito do árbitro, sendo o mais alto de todos. De acordo com o estudo, a vuvuzela emite um som de 127 decibéis, maior que o barulho de uma motosserra (100 decibéis), por exemplo. A exposição prolongada a apenas 85 decibéis já colocaria os torcedores em risco.

- O som da multidão desempenha um papel importante no clima do estádio, mas a exposição prolongada a ruídos altos pode ter um grande impacto. É imperativo proteger nossa audição antes que seja tarde demais - disse Valentin Chapero, representante da empresa de aparelhos auditivos, ao jornal sul-africano ''Sowetan''.

No entanto, os torcedores não precisam fugir dos estádios para proteger a audição. Segundo outra especialista da empresa, Cheryl van der Merwe, há meios de diminuir o impacto da vuvuzela.

- Há vários dispositivos de proteção auditiva, de plugues de espuma a faixas abafadoras de som, que podem ajudar a proteger os fãs - afirmou Van der Merwe.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições