Sorteio da Euro 2012 pode colocar quatro campeões no mesmo grupo

Sorteio da Euro 2012 pode colocar quatro campeões no mesmo grupo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Entrada do Palácio das Artes, em Kiev (Foto: AP) O Palácio das Artes de Kiev receberá nesta sexta-feira personalidades de todo o futebol europeu. A partir das 15h (de Brasília), terá início do sorteio da fase de grupos da Eurocopa de 2012, a ser disputada na Polônia e Ucrânia, e que poderá colocar quatro campeões frente a frente disputando por duas vagas: Espanha (1965 e 2008) ou Holanda (88); Alemanha (72, 80 e 96) ou Itália (68); Grécia (2004); e França (64 e 2000). O SporTV transmitirá ao vivo.

Para determinar a distribuição das seleções nos potes que vão definir as chaves do torneio continental, a Uefa usou como critério o desempenho das seleções nas últimas edições da Euro e do Mundial, convertidos em pontuação. A Fúria, que pode conseguir o feito inédito de conquistar duas Eurocopas e uma Copa do Mundo em um intervalo de quatro anos, está representada no pote 1 com a Holanda, vice-campeã na África do Sul, e os países-sede.

Polônia e Ucrânia já estão definidas como cabeças de chave dos Grupos A e D, respectivamente. Os outros potes estão divididos da seguinte maneira: Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia (2); Croácia, Grécia, Portugal e Suécia (3); e Dinamarca, França, República Tcheca e Irlanda (4). Esta será a última Eurocopa com 16 seleções, já que o presidente da Uefa, Michel Platini, implantou o aumento para 24 federações em 2016, na França.

Países-sede, Polônia e Ucrânia serão cabeças de chave do sorteio (Foto: Reuters) Entre os que irão participar do sorteio estão os ex-jogadores Luis Suárez, Marco van Basten, Franz Beckenbauer e Gianni Rivera. A eles podem se juntar Peter Schmeichel, Antonin Panenka e Zinedine Zidane, que chegaram à capital ucraniana como “Vips”. Todos protagonistas de edições anteriores da Eurocopa. Estrelas da música também seriam aguardadas. De acordo com o jornal catalão “Mundo Deportivo”, Shakira, Beyoncé ou Rihanna poderiam ser a atração de gala do evento.

A competição terá início no dia 8 de junho, em partida da anfitriã Polônia, no Estádio Nacional, em Varsóvia. Duas equipes de cada chave se classificarão para as quartas de final, disputadas entre 21 e 24. A grande decisão está marcada para 1º de julho, em Kiev.

Confira a divisão dos potes para o sorteio:

Pote 1 : Polônia, Espanha, Holanda e Ucrânia;

Pote 2 : Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia;

Pote 3 : Croácia, Grécia, Portugal e Suécia;

Pote 4 : Dinamarca, França, República Tcheca e Irlanda.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições