Steph coroa o tetra mundial com nota 9,80 e título da etapa de Porto Rico

Steph coroa o tetra mundial com nota 9,80 e título da etapa de Porto Rico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

O tetracampeonato do Circuito Mundial, consecutivo e por antecipação, foi pouco para Stephanie Gilmore. A australiana de 22 anos venceu outras duas baterias em Porto Rico e fechou a segunda-feira com o caneco da etapa de Porto Rico, penúltima do calendário. Na decisão, com direito a uma nota 9,80, bateu a havaiana Carissa Moore, de 18 anos, justamente uma das duas surfistas, além dela, que venceram etapas nesta temporada - a outra foi a brasileira Silvana Lima..

"Happy" Steph estreou no Circuito Mundial em 2007 e justificou o apelido no fim daquele ano, quando terminou no topo do ranking. A história se repetiu nas últimas três temporadas. A aussie vai traçando um caminho antes percorrido por apenas duas surfistas: a americana Lisa Andersen, campeã de 1994 a 1997, e australiana Layne Beachley, hepta mundial (1998 a 2003 e 2006).

A temporada da lourinha de 1,78m começou com uma vitória em casa, na Gold Coast. Na também australiana Bells Beach, novo triunfo. Foi para a Nova Zelândia, amargou uma nona colocação e viu a havaiana Carissa Moore levar a taça. No Beachley Classic, de novo na Austrália, nova vitória em casa. No Peru, parou nas semifinais, e Silvana Lima venceu. Em Portugal, vice ao perder para Carissa.

Porto Rico tinha tudo para ser uma caminhada simples e fácil. Apenas a aussie Sally Fitzgibbons tinha chance de levar a decisão para o Havaí. Com a vitória sobre a havaiana Melanie Bartels nas quartas de final, porém, a corrida estava encerrada.

Dona da única nota 10,00 da temporada - nas oitavas de final, contra Bruna Schmitz -, Silvana Lima caiu nas quartas, diante da havaiana Carissa Moore.

Nas semifinais, Carissa bateu Sally, e Steph passou pela compatriota Chelsea Hedges, melhor do mundo em 2005. Era hora de encarar a única surfista que tinha conseguido batê-la duas vezes neste ano. Parou por aí.

Steph terá mais uma oportunidade de soltar um sorriso neste ano. A última etapa do circuito começa no dia 8, em Honolua Bay, na ilha de Maui, no Havaí.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições