Surfista especial Robson Careca realiza palestras e divulga produtos em feiras especializadas

Surfista especial Robson Careca realiza palestras e divulga produtos em feiras especializadas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Surfista especial Robson Careca realiza palestras e divulga produtos em feiras especializadas

Os Jogos Paraolímpicos de Pequim mostram que atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais podem viver normalmente, apesar de suas limitações. O surfista especial Robson Careca é um deles e luta de todas as formas para que isso se torne realidade na vida de outras pessoas. Com palestras, ele chama atenção de empresários para que os estabelecimentos comerciais estejam adaptados e utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida.

Não é nenhuma novidade dizer que os deficientes de nosso país vivem em condições desapropriadas, principalmente em vias públicas e também com a falta de espaço para recebê-los com dignidade. Para reverter este quadro, Robson oferece assessoria aos comerciantes e empresários. &&Estamos ajudando a adaptar locais, orientando como atender esse público que atinge a marca de 25 milhões no Brasil. Oferecemos os melhores materiais e pessoas qualificadas para deixar o estabelecimento apto a atender os deficientes físicos, obesos e uma grande fatia de idosos&&, garante o idealizador do projeto.

Outro fator importante que está inserido em suas ações é a produção de um guia brasileiro contendo informação para essa turma especial. &&Estamos mapeando todos os locais adaptados no Brasil, como hotéis, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, entre outros. Desejamos levar informação ao deficiente e seus familiares, promovendo assim lazer e entretenimento&&. O atleta almeja que pessoas com deficiência ou alguma limitação possam pegar estrada despreocupadas podendo usufruir de qualquer local.

Recentemente o surfista participou do 1º Seminário Brasileiro de Turismo Adaptado realizado na 10ª edição da Adventure Sports Fair, considerada uma das maiores feiras de esportes e turismo de aventura da América Latina, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, encerrada no dia 07 de setembro. &&Muitos vieram conhecer o trabalho que realizamos com o surf adaptado e o projeto itinerante para turismo acessível. Tivemos a chance de incentivar a prática do esporte e a acessibilidade com responsabilidade social, promovendo a igualdade&&.

Esporte como inclusão - Robson Jerônimo de Souza, mais conhecido como Careca, sofreu um acidente de carro no dia 10 de outubro de 1998, quando retornava de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Com fratura alta na cervical C6 e C7, o atleta ficou paraplégico, com paralisação nos membros inferiores. Assim que começou sua luta pela reabilitação, ele não deixou o seu esporte preferido para trás. Graças ao seu esforço e dedicação, o surf faz parte de sua vida até hoje.

Nas diversas visitas que faz em feiras e eventos do gênero, Robson tenta passar o trabalho que efetua na ONG Surf Especial, com o projeto Mão na Borda, que tem como objetivo incluir portadores de necessidades especiais na sociedade e no mundo esportivo. A ONG, criada por ele, procura incentivar essas pessoas a praticar o surf ou remadas adaptadas em pranchas. De acordo com Robson, o mais importante é que elas vivam sua vida, surfando ou fazendo qualquer outro tipo de atividade, sem ter vergonha do próprio corpo, estando feliz e com responsabilidade social.

Além do Mão na Borda, ele possui um Clube de Surf na Praia da Baleia, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. Todos os atletas filiados possuem algum tipo de deficiência física. Fora o surf, Robson pratica outros esportes adaptados como natação, remada oceânica em prancha, frescobol, rapel e bóia cross, todos com acompanhamento de profissionais. &&A cada dia multiplico energias boas com pessoas especiais, acreditando em um mundo sem preconceitos, discriminações e desigualdade para todos&&.

De 6 a 8 de novembro em Florianópolis, Santa Catarina, acontecerá a II Feira Nacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. A Reacess receberá vários estandes que apresentarão tudo o que há de melhor e moderno em tecnologia para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Robson Careca irá mostrar um pouco do seu trabalho, fazendo apresentações no mar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições