Surge o Tênis de Campo

Surge o Tênis de Campo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

  Juliano Andrade

[email protected]

  A origem do tênis de campo não é muito clara, porém há indícios de que o tênis foi inventado por um militar, Major Clopton Wingfield, em 1873. Autoridades do assunto acreditam que ele adaptou os princípios de jogos populares ingleses o squash e badminton. O jogo chegou nos Estados Unidos em 1874 e de lá ganhou o mundo.

 O tênis foi um dos esportes integrantes das primeiras Olimpíadas da era moderna, em 1896, e passou a Ter dimensão internacional a partir de 1904, quando a Copa Davis foi considerada como a principal competição por países. No século 20 os maiores torneios internacionais eram Wimbledon e o campeonato dos estados unidos.

Assim como na maioria dos países, o Brasil conheceu o tênis por intermédio dos imigrantes ingleses, geralmente engenheiros, comerciantes e diplomatas que levavam na bagagem a famosa caixa criada e comercializada por Wingfield, onde constavam livro de regras, raquetes, bolas e rede.

Acredita-se que a Argentina foi a primeira a praticar o novo esporte na América do Sul. A introdução oficial no Brasil foi em 1898, no clube Rio Cricket, em Niterói, mas muitos estudiosos afirmam que quadras foram construídas em São Paulo em 1892.

O Brasil estreou na Copa Davis, marcando sua primeira representação internacional, em 1932. A Confederação Brasileira de Tênis foi criada por decreto presidencial a 8 de março de 1956, desmembrando-se da então Confederação Brasileira de Desportos.

Leia também

Surge o Tênis de Campo O tênis de mesa surgiu e revolucionou as modalidades esportivas

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições