MENU

Suspensão por doping de chinesa campeã olímpica é anulada pelo TAS

Suspensão por doping de chinesa campeã olímpica é anulada pelo TAS

Atualizado: Quarta-feira, 23 Fevereiro de 2011 as 2:30

Nove meses depois de ter sido suspensa por doping, a judoca chinesa Wen Tong conseguiu se livrar da punição. O Tribunal Arbitral do Esporte resolveu aceitar o recurso da campeã olímpica e tricampeã mundial (+78kg) anular a suspensão por dois anos.

A atleta foi suspensa após atestar positivo para a substância proibida clembuterol durante o Mundial de Roterdã, em agosto de 2009. Esta substância é usada no tratamento contra asma mas, em excesso, pode aumentar a massa muscular, como um esteroide anabólico.

Após o exame da amostra A atestar positivo, a chinesa chegou a pedir o teste na amostra B. Wen Tong, no entanto, acabou declinando do pedindo. Mesmo assim, o TAS resolveu fazer a segunda análise. O procedimento, porém, foi realizado sem a presença da judoca, o que possibilitou o recurso.

- O Painel do TAS observou que o atleta não teve a oportunidade de estar presente ou mandar um  representante para a abertura do teste da amostra B. O Painel do TAS reconhece que o direito de o atleta estar presente se aplica sempre que a amostra B é analisada, independentemente.

de quem pede - explicou o TAS, em nota.    

veja também