MENU

Tabela do Campeonato Carioca é divulgada com combinação inédita

Tabela do Campeonato Carioca é divulgada com combinação inédita

Atualizado: Sexta-feira, 5 Novembro de 2010 as 9:20

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou nesta quinta-feira um Conselho Arbitral para divulgar o regulamento e sortear a tabela do Campeonato Carioca de 2011. Não há mudanças significativas em relação aos últimos anos. A principal novidade é a divisão inédita dos grupos. Pela primeira vez, Flamengo e Vasco estarão de um lado, e Botafogo, novo cabeça de chave após a conquista do Estadual deste ano, com o Fluminense no outro.

O campeonato começa no dia 19 de janeiro, uma quarta-feira e, ao todo serão 23 datas. Para evitar confusões em relação aos jogos decisivos, todos os clássicos e partidas das semifinais e finais foram reafirmados como o mando da entidade. Assim, os clássicos serão realizados no Engenhão, a princípio, sem exceção, já que o Maracanã está em obras.

Vasco e Flamengo farão o primeiro clássico da competição, na quarta rodada. Fluminense e Botafogo jogam na sexta. A hora, o dia exato e o local do duelos ainda serão definidos. No evento, estiveram todos os 16 clubes. Dos grandes, Antonio Carlos Mantuano, vice geral, e Aníbal Rouxinol, advogado, representaram o Bota, Michel Assef Filho, advogado, e Patricia Amorim, presidente, o Fla, Marcelo Penha, assessor da presidência, e Humberto Palma, vice de finanças, o Flu, e José Mandarino, vice de futebol, e Nelson Rocha, vice de finanças, o Vasco.

Outra novidade será a não realização de semifinais e finais da Taça Guanabara durante o Carnaval. O preço dos ingressos ficará a critério dos clubes e, para discuti-los, haverá um novo encontro, mais restrito, provavelmente na segunda-feira, em que as polêmicas gratuidades e meia-entradas, que em geral dão prejuízo aos clubes, estarão em pauta.

Durante o arbitral, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, informou que já está estabelecido que não haverá jogos antes das 17h até o fim do Verão. Os mini-torneios de 3º e 4º colocados de cada turno mudarão de nome. Na Taça Guanabara  se chamará Washington Rodrigues, em homenagem ao jornalista e ex-treinador do Flamengo. Na Taça Rio - em comemoração posterior aos 40 anos do tricampeonato da Seleção, em 1970 - Carlos Alberto Torres, capitão do time.

Quanto à inscrição de jogadores, o atleta precisa aparecer no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) cinco dias antes do primeiro jogo para disputar a primeira rodada. O prazo final de inscrições para a Taça Guanabara é no penúltimo dia antes da quarta rodada.

Jogos da 1ª rodada da Taça Guanabara

Boavista x América

Vasco x Resende

Americano x Nova Iguaçu

Flamengo x Volta Redonda

Bangu x Fluminense

Macaé x Cabofriense

Olaria x Madureira

Botafogo x Duque de Caxias

Grupo A: Flamengo Vasco, América, Boavista, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Americano e Resende

Grupo B: Botafogo, Fluminense, Bangu, Olaria, Madureira, Cabofriense, Macaé e Duque de Caxias

Por: André Casado

veja também