Temporada brasileira de GPs de atletismo começa em Fortaleza

Temporada brasileira de GPs de atletismo começa em Fortaleza

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Ronald Julião é esperança de medalha do Brasilb (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

  A cidade de Fortaleza receberá pela sétima vez um Grande Prêmio Internacional de Atletismo. Será o primeiro de cinco que compõem a temporada brasileira. Com 31 atletas entre os 50 do ranking mundial, o evento será realizado na noite desta quarta-feira, a partir das 19h30, no Estádio da Universidade de Fortaleza (Unifor) e vale índice para o Mundial de Daegu na Coreia do Sul, em agosto. As esperanças de medalha para o Brasil são Kleberson Davide e Fabiano Peçanha nos 800m rasos, Sabine Heitling (também campeã pan-americana) nos 3.000m com obstáculos, e Ronald Julião (recordista brasileiro) e Elisângela Adriano (campeã pan-americana) no lançamento do disco.

- Esta será a prova mais forte do disco já realizada no Brasil - prevê Julião - Estamos evoluindo com os intercâmbios internacionais. Isso faz com que os GPs no Brasil sejam mais atraentes - completou o atleta, que espera bater o recorde brasileiro (63,09m) mais uma vez e garantir o índice para o Mundial.

- Sei que as cubanas virão e quero vencê-las - afirmou Elisângela.

Além de acompanhar os atletas brasileiros, o público verá inúmeras atrações internacionais. A disputa dos 3.000m com obstáculos feminino terá a participação de duas corredoras da Etiópia, que estão entre as top 10 do mundo: a número oito Almaz Ayana, de apenas 19 anos, e a número nove, Mekdes Bekele, de 24. A Etiópia é, ao lado do Quênia, a maior força das corridas longas, de pista ou de rua, do mundo.

Elisângela Adriano, campeã pan-americana em 99, estará em Fortaleza (Foto:Divulgação/Agência Luz)

  Os 800m masculino terá uma disputa interessante. O vice-campeão olímpico em Pequim 2008, Ismail Ahmed (Sudão), medirá forças com o campeão mundial juvenil David Mutua (Quênia). Eles enfrentarão os dois melhores brasileiros da prova atualmente: Kleberson Davide, que em 2010 ganhou os Meetings de Maringá, Uberlândia e Rio de Janeiro; e Fabiano Peçanha, ganhador da medalha de bronze nos dois últimos Jogos Pan-Americanos, em 2003 e 2007.

O vice-campeão mundial juvenil de cross-country, Japhet Kipyegon (Quênia), de 17 anos, disputará os 5.000m, contra seu compatriota David Kiprotich. Nos 3.000m com obstáculos, o queniano Bernard Mbugua, 14º do mundo, está entre os destaques.

O português Marco Fortes, número 14 do arremesso do peso, também estará no Ceará. No lançamento do disco, uma previsível disputa entre o 11º, Jarred Rome (Estados Unidos), e o 17º, Jorge Fernandez (Cuba). No arremesso de peso feminino, destaque para Cleopatra Borel, de Trinidad e Tobago. Nos 800m feminino, a americana Molly Beckwith (23ª) será uma das atrações.

Confira todas as provas que serão disputadas no GP de Fortaleza:

Masculino - 800m, 5000m, 3.000m com obstáculos, arremesso do peso, lançamento do disco e 5.000m marcha.

Feminino - 800m, 5000m, 3.000m com obstáculos, arremesso do peso, lançamento do disco e 5.000m marcha.

Confira todas as etapas da temporada brasileira de GPs de Atletismo:

GP de Fortaleza (11/05)

GP de Belém (15/05) - com transmissão da TV Globo

GP de Uberlândia-MG (18/05)

GP de São Paulo (22/05) - com transmissão da TV Globo

GP do Rio de Janeiro (26/05) - com transmissão do SporTV        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições