Terra à vista: Rally dos Sertões dá a largada para a aventura

Terra à vista: Rally dos Sertões dá a largada para a aventura

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

A partir das 10h desta quarta-feira, 72 carros, 60 motos, cinco caminhões e 11 quadriciclos vão "sumir do mapa" para dar início à maior aventura do Brasil sobre rodas. Do serrado de Goiânia, 221 competidores de oito países terão uma verdadeira maratona de dez dias e 4.026 km até a chegada na paradisíaca Praia de Jericoacoara, no Ceará. Distância que classifica o Rally dos Sertões como a segunda maior competição off-road do mundo, atrás apenas do Rally Dakar.

Spinelli quer confirmar o favoritismo e busca o tricampeonato nos Sertões (Foto:MarceloMaragni/Fotoarena)

  Em 19 anos de história, a atual edição promete ter o trajeto com o nível de dificuldade mais alto de todas. Campeões entre os carros em 2010, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad chegam como favoritos para a busca do bicampeonato. Ao lado de Paulo Nobre e Felipe Palmeiro, o Palmeirinha, a dupla será a única de uma equipe de fábrica da categoria T-1 FIA, que tem os carros mais evoluídos do rali. Mas o Sertões já mostrou que este ano o favoritismo pode ficar de lado, já que as duas duplas nem sequer ficaram entre as oito melhores nos treinos que definiram o grid de largada.

- O rali é sempre muito difícil. Andamos os últimos dois anos no Dakar e agora vamos poder usar o mesmo carro aqui no Sertões. É um carro muito veloz, o que deixa tudo mais rápido e mais difícil. Chegamos a 196 km/h no Dakar numa pista cheia de armadilhas. É como falamos aqui: o favorito é sempre a pedra - brincou Spinelli, que busca o tricampeonato no Sertões.

Se a dificuldade para os carros já é enorme, o que dizer então para as motos. Além de não terem a proteção de uma carroceria, o pilotos ainda têm que ser navegadores. Imagine então para um "marinheiro de primeira viagem", que saiu das provas de enduro para estrear na mais difícil competição de cross-country - corrida contra o relógio - do país.

Zanol busca o título na segunda maior competição

off-road do mundo(Foto: Theo Ribeiro/Fotoarena)

  O mineiro Felipe Zanol passou por essa experiência em 2010 e foi nada menos do que o vice-campeão entre as motos. Só foi superado pelo espanhol Marc Coma, um tricampeão do Rali Dakar. Estreia que o credencia como um dos grandes favoritos para este ano.

- Fiquei muito surpreso com o resultado e impressionado com tudo no Rally dos Sertões. É uma competição fora de série, muito difícil. Temos muitos pilotos feras esse ano e o objetivo é completar bem o rali e chegar inteiro em Fortaleza - confessou.

E põe fera nisso. Se Marc Coma não veio defender o título, um francês que também não fica atrás em relação a títulos de expressão está de volta. Outro tricampeão do Dakar, Cyril Despres promete dar muito trabalho para o brasileiro, assim como o também fracês David Casteu, o mais rápido do treino de classificação.

Cyril Despres, tricampeão do Rali Dakar, promete dar trabalho para Zanol (Foto:Theo Ribeiro/Fotoarena)

  E não são apenas os pilotos das motos que viverão carreira solo na competição. Tem também os quadricíclos, categoria que terá dez competidores e nenhum estrangeiro. Será uma batalha 100% nacional, que já começou com a vitória de Marcelo Medeiros no Prólogo de classificação.

Entre os caminhões, que contam com piloto, navegador e até um mecânico a bordo, o tetracampeão do Sertões Edu Piano e seus companheiros Solon Mendes-Davi de Oliveira largam na frente. Mas logo atrás vem um homem com 30 anos de rali e um título a mais de Sertões nas costas: André Azevedo. Ele não terá ao lado o seu navegador Maykel Justo, que está com dengue.

- Acabei de conhecer meu navegador, o Sidão. Tivemos dois dias de trabalho juntos e estamos bem. Pilotar um caminhão é diferente. O meu, hoje, pode chegar a 171 km/h. Mas tem que tomar cuidado. Tem muita árvore baixa no caminho - alertou Azevedo.

André Azevedo compete no Rally dos Sertões com Sidão, seu novo navegador (Foto: Andre Cahco/Fotoarena)

  Com largada em Goiânia, o Rally dos Sertões vai passar por cinco estados. De Pirenópolis, onde será a chegada da primeira etapa, os competidores vão para Porangatú (GO), Gurupi (TO), Porto Nacional (TO), Lizarda (TO), Balsas (MA), Barra do Corda (MA), Teresina (PI), Sobral (CE) e Caucaia (CE).

Cada veículo que participa do Rally dos Sertões é dividido em categoria e sub-categoria, de acordo com o modelo, tipo de combustível, peso e preparação.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições