Terra natal de Pelé quer ser atração turística de peso durante Copa 2014

Terra natal de Pelé quer ser atração turística de peso durante Copa 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

A Copa do Mundo de 2014 está chegando, e Três Corações (MG), cidade natal do Rei Pelé, quer se tornar um centro de peregrinação para os amantes do futebol de todo o mundo. Para isso, a cidade já começou a se mobilizar. Conseguiu uma verba de R$ 664 mil do Ministério do Turismo. A quantia será destinada a um museu, que vai expor as relíquias sobre a presença do Rei do Futebol na cidade, e à construção da uma réplica da casa onde Pelé nasceu. Há até a intenção de se fazer uma das Fan Fests (evento oficial organizado pela Fifa que reúne torcedores para assistirem aos jogos da Copa) do Mundial no local.

Três Corações sempre foi conhecida por ser o berço de Edson Arantes do Nascimento. No entanto, muito pouco proveito foi tirado disso. A cidade está bem perto de outros pontos turísticos do Sul de Minas, como São Tomé das Letras, procurada por esotéricos e hippies, e o Circuito das Águas, composto por Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e Lambari. Estima-se que entre 500 e 600 mil turistas estrangeiros venham ao Brasil durante a Copa.

Praça com estátua será ampliada (Foto: M. Ribolli)   - As pessoas que passam por aqui se interessam pela história da cidade, mas nós ainda não temos uma estrutura para receber as pessoas que chegam por causa do Pelé. Estamos começando a mudar isso. Já temos projetos bem adiantados e até o ano que vem acredito que teremos a casa do Pelé e o museu prontos - afirma o secretário de Lazer, Turismo e Cultura de Três Corações, Valério Neder.

Além disso, haveria a reforma da Praça Pelé, bem no centro da cidade, a iluminação do monumento ao Rei do Futebol, uma enorme escultura do craque na entrada de Três Corações. O Parque Dondinho (em homenagem ao pai de Pelé) e o estádio Pelezão também serão remodelados. Haverá ainda a repavimentação da Rua Edson Arantes do Nascimento, onde o Atleta do Século nasceu e morou durante seus três primeiros anos.

GALERIA DE FOTOS: clique aqui e veja mais imagens de Três Corações

Mas não é apenas isso. Para a Copa do Mundo, a cidade terá de passar por uma ampla transformação. Segundo Valério Neder, há carência de leitos de hotel e mão de obra especializada.

- Nosso desafio é ampliar bastante nossa rede hoteleira e treinar as pessoas que vão receber os turistas, como funcionários de hotéis, bares, e taxistas. Estamos bastante mobilizados e confiantes: Três Corações estará pronta para a Copa do Mundo. Temos de aproveitar o fato de sermos a terra do Pelé. Certamente, muitos fãs dele e do futebol vão querer conhecer a cidade - aposta o secretário de Lazer, Turismo e Cultura.

Placa da rua Edson A. Nascimento, em Três Corações, em MInas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)     Por Adilson Barros Três Corações, MG

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições