Timão perde e fica longe da ponta

Timão perde e fica longe da ponta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Torcedor do Avaí, o ex-tenista Gustavo Kuerten esteve no estádio da Ressacada, em Florianópolis, neste domingo, como faz sempre que possível, para ver o duelo contra o Corinthians, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pé-quente, o ídolo brasileiro não deve ter se arrependido do programa. Até porque viu a sua equipe, segura e ofensiva, vencer um afoito, porém guerreiro, Timão por 3 a 2. O resultado levou o time catarinense a 22 pontos e o colocou no G-4, na terceira colocação. O Timão, com 28, também está nesse grupo. Mas para quem estava a um ponto do líder Fluminense, essa derrota, somada à vitória do time carioca sobre o Inter por 3 a 0, faz a distância aumentar para quatro. Ruim para quem vinha seguindo bem de perto o time de Muricy Ramalho.

A festa do Avaí se completa com o status de carrasco dos paulistas. No Brasileirão, o time comandado por Antônio Lopes venceu também São Paulo e Palmeiras. E pela Copa Sul-Americana, no meio da última semana, bateu o Santos.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 15ª da competição, o Avaí joga no sábado, às 18h30m, contra o Botafogo, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. O Corinthians, por sua vez, tem clássico com o São Paulo, domingo, às 18h30m, no Pacaembu.

Contra ressaca, olho no Maraca

O fato de o vice-líder Corinthians jogar contra o Avaí no mesmo horário em que o líder Fluminense encarava os reservas do Inter parece ter colocado pressão sobre os paulistas. Desconcentrado no início da partida, o Timão viu um adversário com envolvente toque de bola precisar de apenas dez minutos para abrir o marcador na Ressacada.

Caio arrancou em contra-ataque e deu ótimo passe para Davi tocar na saída do goleiro Julio Cesar. Atrasada e mal posicionada, a zaga do Corinthians apenas olhou. Na etapa inicial, aliás, o setor defensivo do Alvinegro esteve bem aquém do que costuma apresentar. Só não sofreu mais porque o Timão começou a dominar o jogo a partir dos 20 minutos.

E essa era mesmo a hora de reagir, porque no Maracanã o Fluminense já tinha feito 2 a 0 no Inter. Mas o Corinthians se aproximava do gol de empate e dava esperança. Com bom toque de bola, o time de Adilson Batista não deu mais espaço para o Avaí, que recuou.

Aos 27 minutos, por exemplo, uma jogada ensaiada quase deu o gol de empate ao Timão. Roberto Carlos rolou para Iarley, que ajeitou para Elias na esquerda. O volante virou o jogo para Chicão bater na rede pelo lado de fora. Pouco depois, aos 31, Jorge Henrique levantou a bola na área, onde o baixinho Iarley se antecipou para cabecear na trave.

Mas aos 40, a equipe catarinense não escapou do empate. Até porque vacilou na saída de bola. Jorge Henrique, então, aproveitou para tocar para Iarley na grande área. Na tentativa de domínio, o experiente atacante errou, mas Bruno César, oportunista, bateu colocado: 1 a 1. A diferença para o Flu caía para três pontos, mas por muito pouco tempo.

Roberto Carlos recebe a marcação de Caio na Ressacada

(Foto: Huerle Andrey / Agância Estado) Avaí não é praia para paulista

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Avaí voltou a ficar em vantagem. Patric avançou pela direita, deu bom drible em Ralf e cruzou, com a intenção de servir Vandinho, mas foi o zagueiro Chicão, do Corinthians, quem desviou para o fundo do gol. O lance fez o time catarinense renascer na partida.

Prova disso foi que o terceiro gol dos donos da casa não demorou a sair. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio da direita, a bola bateu em Emerson e sobrou para Rafael completar para a rede. Um gol que agitou de vez a torcida do Avaí, em especial o ex-tenista Gustavo Kuerten, que apareceu sorrindo e aplaudindo de um dos camarotes da Ressacada.

Enquanto isso, no Maracanã, mais um gol do Flu: 3 a 0 nos reservas do Inter. E voltando para Florianópolis, show do Avaí. Pressionando o Corinthians, o time azul e branco quase ampliou aos 14, quando Vandinho teve chance na pequena área e mandou por cima do gol. A zaga, mais uma vez parada, só olhou e torceu para o atacante errar.

Nervoso, o Corinthians não conseguia se encontrar. E aos 16 minutos, um problema entre Bruno César e Patric provocou confusão no gramado. Os jogadores dos dois times trocaram xingamentos, empurrões... Mas só os dois foram advertidos com o cartão amarelo pelo árbitro Péricles Bassols.

Em tarde inspirada, o Avaí estava salvando até mesmo o que parecia impossível. Aos 19 minutos, o argentino Matías Defederico chutou da pequena área e viu Patric tirar em cima da linha. Mas foi Bruno César quem deu esperanças ao torcedor alvinegro. Aos 30 minutos, após jogada de Jucilei, a bola sobrou para ele bater colocado e diminuir. Renan falhou.

Aos 32 minutos, o Timão fez mais um gol. Só que foi invalidado corretamente pela arbitragem, que marcou impedimento de Jucilei ao cabecear. Aos 50 minutos de partida (foram dados cinco de acréscimo por conta da confusão), Rafael foi expulso. Mas o Corinthians não teve tempo de aproveitar essa vantagem. A vitória do Avaí foi justa.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições