MENU

Timão salvou a Copa, diz ministro

Timão salvou a Copa, diz ministro

Atualizado: Segunda-feira, 30 Agosto de 2010 as 8:02

O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, disse nesta segunda-feira que “o Corinthians salvou a Copa do Mundo de 2014”. A declaração foi feita durante uma palestra para estudantes universitários na cidade de São Paulo. O Timão construirá um estádio em Itaquera, zona leste da capital paulista, e que deve receber a abertura do Mundial.

Operários observam o terreno onde será construído o Fielzão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)   São Paulo corria o risco de ficar fora da Copa. Depois do veto ao Morumbi surgiram alternativas como um estádio em Pirituba e a Arena Palestra Itália. Porém, na última sexta-feira, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador Alberto Goldman (PSDB) estiveram com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e decidiram que o estádio indicado para o Mundial seria mesmo o do Corinthians.

CLIQUE AQUI E VEJA UMA GALERIA DE IMAGENS DO NOVO ESTÁDIO

- O Corinthians salvou a Copa - disse Orlando Silva Júnior, durante evento que debatia o Mundial a ser realizado no Brasil daqui a quatro anos.

O Corinthians salvou a Copa" Orlando Silva Jr Sobre o Morumbi, o ministro afirmou que defendia o projeto são-paulino, porém o clube não conseguiu garantias para conseguir o financiamento da reforma e a indicação acabou vetada.

- Sempre defendi o Morumbi na Copa. Mas independentemente de receber jogos ou não, acho que o investimento em estrutura que foi planejado deve ser realizado.

O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, afirmou no fim de semana que ninguém fora do clube ou do escritório de arquitetura conhecia os detalhes do projeto do Fielzão. O estádio do Timão terá capacidade para 48 mil pessoas e custará cerca de R$ 350 milhões. Para abrigar a abertura da Copa, como é a ideia, terá de gastar mais R$ 180 milhões e ampliar para mais 22 mil torcedores.

- Eu conversei com o Ricardo Teixeira e com o Andrés Sanches. Senti muita confiança no projeto, que é economicamente viável, e feito 100% com recursos privados. O Corinthians tem uma grande torcida que vai ajudar a manter esse estádio. Além de tudo, uma arena em Itaquera vai ajudar a desenvolver a região, onde a presença de corintianos é muito forte.

A maquete do estádio corintiano: 48 mil lugares, com projeção de aumento para até 70 mil

Por Carla Destro São Paulo

veja também