Timão termina 2010 sem títulos e mantém sina dos clubes centenários

Timão termina 2010 sem títulos e mantém sina dos clubes centenários

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Quinto colocado no Campeonato Paulista, eliminado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América e terceiro no brasileiro. Esse é o resumo do ano do centenário do Corinthians. Mesmo com um investimento de mais de R$ 30 milhões na equipe, o Timão termina essa histórica temporada sem gritar “é campeão”.

Para o corintiano é triste, claro. Mas o retrospecto dos principais clubes do país nos anos de centenário é de certa forma um consolo aos alvinegros. À exceção do Vasco, que em 1998 conquistou a Taça Libertadores da América, todos os outros colecionaram fracassos na temporada em que comemoraram 100 anos.

É verdade que o Fluminense, em 2002, e o Internacional, em 2009, conquistaram o Estadual. Mas esses são títulos comuns às grandes equipes. Para o centenário, direção, elenco e comissão técnica sempre trabalham por uma marca mais interessante, como um título nacional ou internacional.

Dos principais clubes do Brasil, o primeiro a completar 100 anos foi o Flamengo, em 1995. Naquele ano, o Rubro-Negro foi vice do Carioca, eliminado nas semifinais da Copa do Brasil e terminou em 14º lugar o Brasileirão. Depois veio o Vasco, em 98, com o título do Estadual e da Libertadores da América.

Em 2002 foi a vez do Flu. A equipe foi campeã estadual, mas ficou em quinto no Rio-São Paulo, deixou a Copa do Brasil nas quartas de final e foi até as semifinais do Brasileirão. No ano seguinte, o Grêmio fez 100 anos. E saiu na primeira fase do Estadual, brigou para não cair no Brasileiro e saiu nas quartas da Libertadores.

O Botafogo, por sua vez, completou 100 anos em 2004. E foi outro que não teve um ano tão agradável. Não foi nem às semifinais do Estadual, caiu na segunda fase da Copa do Brasil e lutou contra o descenso até a última rodada do Brasileiro. Mais recentemente, em 2008, o Atlético-MG também não se deu bem.

No Estadual, o Galo perdeu a decisão para o rival Cruzeiro. Na Copa do Brasil, caiu nas quartas de final, na Sul-Americana não passou da primeira fase e no Brasileiro terminou em 12º. Antes de o Corinthians completar 100 anos nesta temporada, o Inter fez a sua festa no ano passado. Mas só ganhou mesmo o Estadual.

Na Copa do Brasil, por exemplo, perdeu do Corinthians na final. Perdeu também a Recopa para a LDU, saiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e ainda ficou sem o título brasileiro por apenas dois pontos. O Flamengo levou a melhor.

Mas seguindo o pensamento do presidente Andrés Sanches, o Corinthians ainda tem chance de ser campeão no centenário. Até porque, para ele, o ano começou no dia 1º de setembro de 2010 e termina no dia 1º de setembro de 2011. Até lá o Timão pode vencer o Campeonato Paulista ou a Libertadores da América.

Por: Carolina Elustondo e Leandro Canônico

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições