Tite vê pressa e ansiedade por 1ª taça nacional em alguns atletas

Tite vê pressa e ansiedade por 1ª taça nacional em alguns atletas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o técnico Tite conseguiu diagnosticar um problema que tem influenciado no desempenho do seu time em campo. Não está nas pernas ou na formação tática da equipe, mas sim na cabeça dos jogadores. A ansiedade, segundo o treinador, tem feito o time errar em momentos importantes da campanha. E é justamente isso que foi tratado no vestiário, durante o intervalo da partida deste domingo, com o Avaí.

Na troca de tempos, o Corinthians deixou o gramado do Pacaembu com um 1 a 0 contra. O time parecia perdido em campo e não conseguia acertar as conclusões. Foi aí que o lado psicólogo do treinador precisou entrar em ação, pedindo calma ao invés de dar dura nos atletas.

- O time ficou nervoso depois que tomou o gol. Tivemos duas ou três conclusões em que o atleta apressava o cruzamento. Queria fazer o segundo movimento sem fazer o primeiro. Vocês casaram, mas tiveram que namorar antes. Namora. Pega na mão, pede pro pai. Dá um bom passe, faz um bom domínio. Está a toda pressão, o estádio querendo. Duas vezes o banco comemorou gol, mas a bola relava e saia. A equipe conseguiu absorver a orientação - analisou o treinador.

Tite observou que o time já havia se comportado desta maneira em outras partidas em casa, nas derrotas para Botafogo, Figueirense e Santos. O treinador acredita que a inexperiência de alguns atletas no ato de levantar uma taça de campeão pode influenciar na postura da equipe em campo, em determinados momentos.

 

- Isso acontece porque alguns atletas têm uma sede danada de títulos, uma vontade grande de afirmação. E nisso está inserido o técnico, que tem título internacional, regional no Rio Grande do Sul, mas não tem um título do Brasileiro. É só pegar Julio Cesar, Weldinho, Leandro Castán, Paulinho, Ralf, Willian... Seis que estão nessa busca. O emocional pesa um pouquinho. Por isso, temos de fazer um contraponto com os mais experientes. É um processo natural para ganho de maturidade.

O Corinthians lidera o Campeonato Brasileiro com 58 pontos. O time ganhou a segunda-feira de folga e volta a treinar na manhã de terça. No domingo, às 17h (horário de Brasília), a equipe volta a jogar, desta vez em Uberlândia, contra o América-MG.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições