Três meses após decisão de título, Vasco e Coritiba voltam a duelar

Três meses após decisão de título, Vasco e Coritiba voltam a duelar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Vasco e Coritiba voltam a ser enfrentar, depois de exatos três meses da decisão da Copa do Brasil, conquistada pelos cariocas mesmo com a derrota por 3 a 2 no Couto Pereira. De lá pra cá, os times seguiram trajetórias diferentes: enquanto os vascaínos continuaram em uma linha ascendente na temporada e, com 38 pontos, brigam pela liderança nesta 22ª rodada do Brasileirão, os alviverdes tiveram uma queda, a ponto de entrar na zona do rebaixamento. Só agora o Coxa começa a dar a volta por cima, somando 29 pontos.

Durante a semana, o assunto mais abordado em ambos os times foi o possível clima de revanche do lado paranaense nesta quinta-feira . Se no Coritiba a questão é deixada de lado, em São Januário - palco do encontro desta noite - alguns atletas chegaram a afirmar que o adversário entrará em campo mais motivado.

A partida, marcada para as 20h30m (de Brasília) terá arbitragem do catarinense Jefferson Schmidt, auxiliado por Márcia Lopes Caetano (RO) e Claudemir Maffessoni (SC). O canal Premiere transmite o confronto no sistema pay-per-view, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Vasco : o time busca recuperação no Campeonato Brasileiro depois da goleada sofrida para o lanterna América-MG por 4 a 1. O objetivo é chegar à liderança ou o mais próximo dela possível. Para ficar com o primeiro lugar, a missão é complicada: precisa ganhar por 5 a 1 ou cinco gols de diferença e ainda contar com uma derrota do Corinthians diante do Flamengo.

Coritiba : depois de vencer o Corinthians, a equipe entende que bons resultados contra o Vasco e depois o Botafogo serão motivadores para deixar para trás o período em que o time patinou na fase intermediária da tabela do Brasileiro, quando o discurso após as partidas foi sempre lamentar ter jogado bem, mas não conseguir ganhar.

Vasco : Cristóvão não confirmou a escalação vascaína, já que espera por uma definição do adversário, que tem desfalques. Alecsandro, lesionado, dá a Elton mais uma oportunidade no ataque ao lado de Eder Luis. O provável time será: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Marcio Careca; Romulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton. Coritiba : a principal dúvida que o técnico Marcelo Oliveira deixou no ar é se mantém o volante Léo Gago ou o substitui pelo jovem Willian. O técnico também não conta com Jéci, que foi vetado pelo departamento médico, com Demerson entrando em seu lugar. A confirmação só será revelada momentos antes da partida. O provável time titular será: Vanderlei; Jonas, Demerson, Pereira e Lucas Mendes; Willian (Léo Gago), Leandro Donizete, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.

Vasco: Alecsandro, com um estiramento na coxa esquerda; Julinho, recuperando a melhor forma física; e Felipe, que fez uma cirurgia no joelho direito. Coritiba: os atacantes Leonardo e Anderson Aquino estão com dores no ombro e foram vetados pelo departamento médico coxa-branca. O zagueiro Emerson está suspenso, após tomar o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Timão. Jéci, também com dores, não joga.

Vasco : Eduardo Costa, Elton, Felipe, Renato Silva e Romulo. Coritiba : Anderson Aquino, Edson Bastos, Eltinho, Everton Costa, Leonardo, Lucas Mendes e Willian.

Vasco : Dedé volta ao time após servir à Seleção Brasileira no amistoso contra Gana, na última segunda-feira, e formará dupla de zaga com Renato Silva. Eder Luis mudou o posicionamento tático e não anda balançando as redes adversárias como no ano passado. Mesmo assim, quando faz gol, geralmente o Vasco vence. Coritiba : Vanderlei assumiu o gol coxa-branca e mostrou que está no ritmo, realizando boas defesas contra o Corinthians e sendo considerado o goleiro da 21ª rodada no Troféu Armando Nogueira.

  Cristóvão Borges, técnico do Vasco : "No momento, o Coritiba será diferente do da final da Copa do Brasil. Eles vêm de uma grande vitória sobre o Corinthians, mas com uma equipe modificada. Não acredito em revanche, mas é preciso ter atenção e cuidado redobrado, pois se trata de um time com bons jogadores".

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba : "Não podemos levar em consideração a última derrota do Vasco. Foi um jogo equilibrado, mas que o América-MG soube aproveitar muito bem as oportunidades que teve. O Vasco estava sem a dupla de zagueiros, o que influenciou também. Não podemos usar esse jogo de referência" .

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia . * Vasco e Coritiba já se enfrentaram 15 vezes no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. Na capital fluminense, o time da Colina leva vantagem, com nove vitórias e dois empates, contra quatro triunfos da equipe paranaense.

* A média de gols das partidas entre Vasco e Coritiba no Campeonato Brasileiro é de 2,3 gols por jogo. Em 32 jogos foram marcados 74 gols, sendo 41 a favor do Vasco e 33 para o Coritiba.

* Apenas três dos 32 jogos entre Vasco e Coritiba no Brasileirão terminaram empatados em 0 a 0. As três partidas foram realizadas em Curitiba, nos anos de 1974, 84 e 85.

Vasco e Coritiba se enfrentaram pela última vez na final da Copa do Brasil. No segundo jogo da decisão, no dia 8 de junho, no Couto Pereira, o Coxa venceu por 3 a 2, mas, por ter feito 1 a 0 em São Januário, o time cruz-maltino ficou com o título nacional e a vaga na Libertadores de 2012. Alecsandro abriu o placar aos 11 minutos. Bill empatou aos 28, e Davi virou aos 44 do primeiro tempo. Na etapa final, Eder Luis deixou tudo igual novamente, aos 12, e Willian desempatou para o time da casa, que viu a festa vascaína em seus domínios.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições