Três meses depois, Grêmio e Santos se reencontram. Parece mais tempo...

Três meses depois, Grêmio e Santos se reencontram. Parece mais tempo...

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Há apenas três meses, Grêmio e Santos disputavam vaga nas finais da Copa do Brasil e protagonizavam dois dos mais emocionantes jogos já disputados neste ano no País. Agora, quando se encontram novamente, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro, os dois times vivem momentos totalmente distintos. Estão separados por seis pontos e 11 posições na classificação do Brasileirão. Parece que os dois duelos pelo mata-mata nacional foram disputados há muito, muito tempo. Pelo menos para o Grêmio.

O jogo desta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no estádio Olímpíco, é muito mais decisivo para o Grêmio do que para o Santos. Quando se enfrentaram nos dias 12 e 19 de maio, os dois rivais viviam situações bem parecidas. Haviam acabado de conquistar seus campeonatos estaduais e fizeram jogos absolutamente equilibrados. No primeiro jogo, uma virada épica da equipe gaúcha, que começou perdendo por 2 a 0, no estádio Olímpico, e, querendo comprovar a imortalidade tão decantada por seus torcedores, acabou vencendo por 4 a 3. Na volta, o Peixe, após um primeiro tempo duro na Vila Belmiro, fez 3 a 1 e acabou avançando.

A eliminação significou um golpe duro de ser assimilado para o Grêmio. O Santos foi à final, contra o Vitória, e conquistou o título. Voltou a se concentrar no Brasileirão, com moral, e já está em sexto lugar, com 21 pontos, ainda sonhando com a Tríplice Coroa. O Tricolor, por sua vez, despencou. Voltou diferente da parada para a Copa do Mundo da África do Sul. Apático, perdido, conquistou apenas sete dos 24 pontos que disputou. O técnico Silas foi demitido. Para tentar recolocar a equipe nos trilhos, a diretoria recorreu à história gremista e trouxe Renato Gaúcho, ídolo maior da nação tricolor. No entanto, Renato ainda não conseguiu fazer o time engrenar. Em três partidas, duas derrotas e uma vitória. Vem de tropeço diante do Ceará, em Fortaleza, por 2 a 1. Com 15 pontos, ocupa a 17ª posição, a primeira da zona vermelha do Brasileirão. Aliás, em apenas uma (a 14ª) das últimas sete rodadas o Tricolor terminou fora do Z-4.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo mostra para o estado do Rio Grande do Sul (menos Porto Alegre) e para a  Baixada Santista. O restante do País assiste pelo Premiere, no sistema pay-per-view.

O retorno de Borges

Borges, referência do ataque gremista no primeiro semestre, goleador de meter medo nos adversários, está de volta. No treinamento desta terça-feira, ele ficou o tempo todo entre os titulares. Renato Gaúcho vem fazendo o jogador, recuperado de lesão, retornar ao time aos poucos. Agora, ele retoma um espaço que não parecia o mesmo sem ele. O treinador, porém, prefere não dar como certa a presença do centroavante.

- O Borges faz parte do grupo. Quando cheguei, ele estava saindo do departamento médico. Com um jogador como ele, temos que tomar cuidado para não colocá-lo numa fria e perdê-lo por mais tempo. Agora, ele está melhor, feliz, querendo. Se jogar, vai ser mais uma arma que o Grêmio terá contra o Santos – disse o treinador.

A entrada de mais um atacante muda o esquema do Grêmio. O time deve atuar no 4-4-2, com a provável estreia do zagueiro Vilson, recém-contratado, ao lado de Rafael Marques. Souza, assim, acompanha Douglas na articulação. Com o novo sistema, o treinador pretende tirar o Tricolor da zona de rebaixamento.

- Estou bastante confiante na minha equipe para o jogo: pelos treinos, pelas conversas, pela motivação deles (jogadores). O jogo não é fácil, o time do Santos é muito bom, mas a motivação não é por ser o Santos. Não tem que escolher jogo. Jogador é pago para correr. Tem que se entregar em todos os jogos – afirmou Renato.

Peixe quase completo O técnico Dorival Júnior, do Santos, está rindo à toa. Comanda o time mais vencedor do Brasil no ano, viu a diretoria segurar seus dois maiores jogadores, Neymar e Paulo Henrique Ganso, e ainda terá quase todos os jogadores do elenco à sua disposição para o confronto contra o Grêmio. Apenas o lateral-esquerdo Léo, com dores musculares, foi vetado. Em seu lugar, entra o garoto Alex Sandro, de 19 anos, que já começou a ganhar, aos poucos, a posição.

O zagueiro Edu Dracena, o volante Rodriguinho, o meia Marquinhos e o atacante Zé Eduardo cumpriram suspensão automática contra o Atlético-MG, na última rodada, e estão liberados. O meia Zezinho, que jogou no lugar de Marquinhos, e o volante Danilo, que ocupou o lugar de Rodriguinho, foram muito bem contra o Galo e colocaram uma dúvida na cabeça do treinador. Danilo até marcou o gol que fechou a vitória alvinegra sobre os mineiros, por 2 a 0.

Animado com tantas opções, mas cauteloso como sempre, Dorival mantém a escalação sob sigilo. Só vai confirmar momentos antes do apito inicial.

- Já tenho o time ideal definido, mas vou tentar dar um pouco de dor de cabeça para o Renato – provocou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições