Ucraniana flagrada por doping é suspensa do circuito por 14 meses

Ucraniana flagrada por doping é suspensa do circuito por 14 meses

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A ucraniana Kristina Antoniychuk, de 19 anos, número 182 do ranking mundial, foi suspensa por 14 meses após ser flagrada em um exame antidoping realizado no WTA de Acapulco, em fevereiro. O resultado do teste apontou a presença da substância furosemida, um diurético que está na lista de substâncias proibidas.

Em sua defesa, Antoniychuk admitiu o uso da substância e alegou que a furosemida foi prescrita por um médico. Ela também explicou que a medicação não tinha a intenção de melhorar seu desempenho dentro das quadras. A Federação Internacional de Tênis (ITF, em inglês) aceitou as explicações, mas lembrou que é responsabilidade de cada atleta não deixar que substâncias proibidas entrem em seu organismo e, por isso, puniu a ucraniana.

Antoniychuk também perde os pontos conquistados depois do torneio mexicano e terá de devolver a premiação em dinheiro.

Caso parecido no Brasil

A ginasta Daiane dos Santos foi flagrada fazendo uso de furosemida em julho do ano passado, em um exame fora de competição. A brasileira, campeã mundial do solo em 2003, poderia ter sido suspensa por dois anos, mas levou um gancho de apenas cinco meses.

Em sua defesa, a gaúcha admitiu ter tomado a furosemida para auxiliar num tratamento estético feito com uma biomédica, que buscava reduzir gordura localizada. Daiane também admitiu ter sido desatenta e afirmou que não esperava estar elegível para os testes, já que estava voltando a treinar aos poucos e não podia competir. Após a sentença a gaúcha comemorou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições