Uefa comemora aprovação do Fair Play Financeiro

Uefa comemora aprovação do Fair Play Financeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A Uefa recebeu com satisfação a postura da Comissão Europeia (CE) de respaldar a normativa sobre o Fair Play Financeiro assim como de recomendar a venda centralizada de direitos de televisão e apoiar a luta contra as apostas ilegais e a combinação de resultados.

Segundo a Uefa, as impressões da CE, publicadas nesta terça-feira e na qual a entidade também aprova os direitos de propriedade intelectual dos organizadores de competições esportivas, representa "um desenvolvimento positivo para o esporte e o futuro do futebol europeu".

- Estou muito satisfeito de ver que a Comissão Europeia está do nosso lado em aspectos tão importantes para o futuro do nosso futebol. A Comissão reconhece a necessidade de colocar as finanças do futebol em ordem, algo que será ajudado pela normativa do Fair Play Financeiro - afirmou o presidente da Uefa, Michel Platini.

A entidade que regulamente o futebol no Velho Continente entende que a Comissão respalda quatro pilares básicos do modelo esportivo europeu: o fato de as competições serem abertas, a estrutura piramidal dos torneios com os princípios de rebaixamento e acesso, a organização do esporte sobre bases nacionais e o princípio de solidariedade entre o esporte profissional e o de base.

Em comunicado, a Uefa se mostra otimista com a postura da CE e acredita que ajudará a formar as bases de uma estrutura legal coerente para o esporte na Europa.

- A estabilidade financeira tem que ser combinada com a estabilidade legal, um dos assuntos pendentes cruciais para nós. Também precisamos de ações urgentes sobre temas como a luta contra partidas arranjadas. Espero trabalhar com todas as partes relevantes nestes aspectos, já que o mundo do esporte não pode regulá-los sozinho - acrescentou Platini.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições