MENU

UFC confirma as finais do TUF no estádio Engenhão

UFC confirma as finais do TUF no estádio Engenhão

Atualizado: Segunda-feira, 26 Março de 2012 as 1:49

O UFC confirmou nesta segunda-feira que o estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, vai sediar o UFC 147, evento que receberá a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen e as finais do "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", incluindo o confronto entre os treinadores das duas equipes do reality show, Vitor Belfort e Wanderlei Silva. O card acontece no dia 23 de junho e o Ultimate espera bater o recorde de público para um evento da organização, de 55 mil pessoas, obtido no UFC 129, em Toronto, no Canadá, em abril de 2011. Os ingressos estarão à venda em maio.

O presidente do UFC, Dana White, se mostrou bastante empolgado com o desfecho da negociação para sediar o evento, que chegou a ser especulado para acontecer no Pacaembu e no Morumbi, em São Paulo, e com a confirmação de sua realização no Engenhão. O dirigente prometeu uma noite histórica para a companhia.

- Este será o maior evento esportivo do ano. Maior que a NFL (liga profissional de futebol americano), que a NBA (liga americana de basquete), pode escolher – o UFC 147 será maior. O mundo inteiro quer ver esta luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Somos transmitidos para mais de 150 países em 22 idiomas diferentes em 1 bilhão de lares. Onde quer que estes fãs estejam, eles irão assistir a esta luta - afirmou White, através da assessoria de imprensa do UFC.

Os dois eventos principais do UFC 147 serão duas das revanches mais aguardadas do MMA. Uma delas é o duelo entre o brasileiro Anderson Silva, atual campeão dos pesos-médios e recordista de vitórias consecutivas na organização (14), e o americano Chael Sonnen, a quem derrotou em agosto de 2010, no UFC 117. A primeira luta entre os dois foi amplamente dominada pelo americano, que todavia bateu em desistência após ser pego em um triângulo pelo brasileiro no último round. Desde então, Sonnen vem disparando contra o "Spider" e contra o Brasil, na esperança de conseguir a desforra. Apesar da relutância de Anderson, o falastrão garantiu o direito de enfrentá-lo ao superar Michael Bisping em janeiro deste ano.

O outro reencontro do evento é o duelo entre Vitor Belfort e Wanderlei Silva, treinadores das duas equipes do TUF Brasil. Ídolos do MMA, os dois se enfrentaram em 1998, na primeira visita do UFC ao país, em São Paulo.

Ainda desconhecido, Wanderlei foi nocauteado em apenas 44s por Belfort, na época já conhecido como "Fenômeno" por ter sido campeão de um torneio do Ultimate aos 18 anos. Desde então, o "Cachorro Louco" se tornou campeão no Pride, extinto evento japonês, e buscou a revanche com o rival, que por sua vez conquistou o cinturão dos pesos-meio-pesados em 2004 e foi derrotado por Anderson Silva ao disputar o título dos pesos-médios, sua categoria atual, no ano passado. Como é tradição no TUF, os dois técnicos se enfrentam ao final do programa.

O UFC 147 receberá ainda as finais das duas categorias do TUF Brasil, peso-pena e peso-médio. O reality show estreou no último domingo na TV Globo, e 16 lutadores conquistaram espaço dentro da casa no primeiro episódio.

veja também