MENU

Universidad Catolica chega a Porto Alegre amparada em duas lideranças

Universidad Catolica chega a Porto Alegre amparada em duas lideranças

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 3:49

Universidad Catolica superou o Vélez na chave (Foto: EFE)

  Disputar simultaneamente duas competições importantes não interferiu no desempenho da Universidad Católica em 2011. Após 13 rodadas a equipe treinada por Juan Antonio Pizzi lidera o Torneio Apertura do campeonato chileno com 32 pontos, seis à frente do vice O'Higgins. 'La Catolica', como é conhecida no país, encerrou ainda a fase classificatória da Taça Libertadores na primeira colocação do Grupo 4, com 11 pontos.

Jogar fora de casa também não intimida os chilenos. Às 19h30m desta terça-feira, no Estádio Olímpico, la UC enfrenta o Grêmio na abertura das oitavas de final da Libertadores, com bom retrospecto recente nos jogos sem mando de campo.

Na fase de grupos, foram conquistadas duas vitórias e um empate fora de casa - o resultado mais emblemático foi o 4 a 3 sobre o Vélez Sarsfield, na Argentina, virando partida que chegou a uma derrota parcial de 3 a 1 para os anfitriões. Em casa, La Catolica venceu apenas o clássico com o conterrâneo Unión Española, perdendo para o Caracas e empatando com o Vélez.

No Brasil, entretanto, o retrospecto da Universidad Catolica em jogos pelas competições continentais é precário. Em 19 jogos, somadas participações em Libertadores, Sulamericana e Mercosul, os chilenos perderam 13 vezes, empataram quatro, e venceram apenas duas - 3 a 1 no Flamengo em 2002, e mesmo placar sobre o Paysandu no ano seguinte, ambos pela Libertadores - acumulando aproveitamento total de apenas 12,90%.

Curiosamente, nesta estatística aparece um confronto com o Grêmio. Foi em 1998, pela Copa Mercosul. E os tricolores venceram de goleada, por 5 a 1. À época, Mirosevic despontava como jovem talento da Catolica, com apenas 18 anos.

Pizzi não costuma basear-se em um sistema tático ou um time-base preferenciais - vejam a análise tática da Universidad Catolica no blog Tabuleiro . A equipe deve contar com o retorno do meia Mirosevic, capitão e principal ídolo da torcida, recuperado de lesão.

Em duas partes, a delegação da Universidad Catolica chegou a Porto Alegre na tarde de domingo. Às 19h desta segunda-feira Pizzi comanda treino fechado de reconhecimento do Estádio Olímpico.        

veja também