Uruguai leva vantagem no confronto histórico contra a seleção holandesa

Uruguai leva vantagem no confronto histórico contra a seleção holandesa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Se depender do histórico dos confrontos entre Uruguai e Holanda, a Celeste Olímpica pode ficar otimista para a semifinal da próxima terça-feira, na Cidade do Cabo. Em 86 anos de história, a disputa marca três vitória dos sul-americanos contra apenas uma dos europeus. No saldo de gols, seis para a Celeste e três para a Laranja.

O primeiro jogo entre Holanda e Uruguai aconteceu nas semifinais das Olimpíadas de 1924, em Paris. Com o melhor time da época, os uruguaios - que conquistariam a medalha de ouro - venceram por 2 a 1, gols de Pedro Cea e Héctor Scarone, com Pijl descontando para a Holanda. Quatro anos mais tarde, nas Olimpíadas de Amsterdã, novo embate entre as duas seleções, e nova vitória uruguaia, desta vez por 2 a 0, com gols de Héctor Scarone e Santos Urdinarán. Mais uma vez os uruguaios conquistaram a medalha de ouro, e destes dois triunfos surgiu a mítica da "Celeste Olímpica". Vale lembrar que, à época, não havia ainda a Copa do MUndo, e o título olímpico de futebol equivalia à conquista de um Mundial.

A primeira vez em que Holanda e Uruguai se enfrentaram em uma Copa do Mundo, e a terceira na história, aconteceu na Alemanha, em 1974. Ambas as equipes estavam no Grupo 3, sediado na cidade de Hannover, e a famosa "Laranja Mecânica" comandada por Johan Cruyff venceu o duelo por 2 a 0, gols de Repp. O pai do atacante Diego Forlán, o zagueiro Pablo Forlán, estava nesta equipe.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições