Vasco abre vantagem, mas permite o empate do Grêmio no fim

Vasco abre vantagem, mas permite o empate do Grêmio no fim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Em um jogo muito movimentado e aberto, o Vasco permitiu o empate do Grêmio após ter dois gols de vantagem no segundo tempo. Gabriel, aos 43 minutos da etapa final, deixou tudo igual: 3 a 3, neste sábado, em São Januário, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Éder Luís, Cesinha e Felipe Bastos marcaram para o time carioca. Jonas, duas vezes, tinha feito os outros gols dos gaúchos.

Foi o sétimo empate em casa do Vasco neste Brasileirão. O 14º em 28 jogos no campeonato. Já o Grêmio provou mais uma vez estar em franca ascensão após a chegada de Renato Gaúcho. São sete jogos sem perder. Atualmente está na sétima posição com 43 pontos. O Cruzmaltino segue no grupo intermediário. É o 11º colocado com 38 pontos.

Na próxima quarta-feira, o Vasco enfrenta o Corinthians, em São Januário, em jogo adiado do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio só volta a campo no domingo, dia 17, para encarar o Cruzeiro, no Olímpico, em Porto Alegre.

Primeiro tempo cheio de gols

A chuva fina não afastou o público de São Januário, que compareceu de forma razoável a São Januário. O Vasco iniciou tentando pressionar o Grêmio. Tinha mais a posse de bola e até chegava bem pela direita com Fagner. Mas não assustava. Felipe, que voltava após se recuperar de lesão, estava preso na marcação e era lento na movimentação. E as tentativas nos chutes de fora da área eram lamentáveis. Sem qualquer direção... Enquanto isso, o time gaúcho sabia atacar com perigo. A preocupação dos defensores vascaínos era com Jonas, artilheiro do Brasileirão. Mas foi o meia Lucio quem entrou na área, deixou Cesinha na saudade e chutou rasteiro. A bola bateu na rede pelo lado de fora. Alguns gremistas gritaram gol pensando que a bola havia entrado.

O Vasco parecia depender da inspiração de Eder Luis. E o atacante, em boa fase, resolveu aparecer. Primeiro, fez um giro em cima de Rafael Marques e soltou a bomba de fora da área. A bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, Zé Roberto deu um ótimo passe para o jogador, que apareceu livre à frente do goleiro Marcelo Grohe. Um toque sutil foi o suficiente para enganar o camisa 1 e marcar o primeiro gol cruzmaltino. Vasco 1 a 0. Foi o sétimo de Eder Luis no Campeonato Brasileiro. 

O gol não desanimou o Grêmio, que tocava melhor a bola. Sempre com Douglas, que jogava com liberdade, comandando o time. E, após uma triangulação pela direita, Gabriel cruzou e Jonas desviou para o gol antes da chegada de Fernando Prass. O atacante saiu comemorando, mas o árbitro Alício Pena Júnior anulou o lance marcando impedimento.

Para tentar anular o ataque gremista, o Vasco buscava congestionar a intermediária com muitos jogadores. E passou a jogar no contra-ataque, explorando principalmente a velocidade de Eder Luis pelo lado esquerdo em cima do lento zagueiro Paulão. Mas era pouco. O Grêmio foi, aos poucos, dominando a partida.

Durante o primeiro tempo, o time carioca perdeu o lateral-direito Fagner, que saiu de campo com um problema muscular na parte posterior da coxa direita. O paraguaio Irrazábal entrou. Aproveitando a mudança, o Grêmio passou a explorar mais o setor. Foi por ali que André Lima recebeu livre e chutou cruzado. Fernando Prass, em grande defesa, evitou o empate. 

O jogo era bom. O Vasco tinha lampejos de criatividade. Principalmente quando a bola parava nos pés de Zé Roberto. O meia, mais uma vez, conseguiu deixar Eder Luis na cara do gol. Só que o chute saiu fraco e o goleiro Marcelo Grohe defendeu. Do outro lado, Jonas não quis saber de toquinho. Soltou a bomba da entrada da área após dar um drible de corpo em Rafael Carioca. Fernando Prass se esticou, mas não tinha como defender o chute. Bola na rede: 1 a 1. Foi o 18º gol do atacante no Brasileirão. 

E quando o primeiro tempo parecia terminar com um justo empate, o Vasco achou um gol em cobrança de escanteio. Após a bola ser cruzada para a área, Dedé subiu mais alto do que a marcação e tocou de cabeça para Cesinha, entre três gremistas, desviar para o gol e deixar o time carioca novamente em vantagem: 2 a 1.

Gabriel acaba com a festa cruzmaltina

O segundo tempo começou sem mudanças nos times. O Vasco voltou com uma outra postura e, mesmo em vantagem, tentava marcar sob pressão a saída de bola do Grêmio. Com isso, o jogo ficou equilibrado, com boas chances dos dois lados.

Felipe passou a jogar mais perto dos atacantes vascaínos. E cresceu de rendimento. Colocou uma bola entre as pernas de Vilson. Depois, o meia dominou na entrada da área e chutou forte. A bola saiu com muito perigo. André Lima fez o mesmo logo em seguida para o Grêmio. A bola tinha endereço certo, mas Fernando Prass se esticou todo e tocou com as pontas dos dedos para escanteio. 

Paulo César Gusmão passou a colocar o lateral-esquerdo Ernani como um terceiro zagueiro para reforçar a marcação em cima de Jonas. Com isso, conseguiu dificultar as ações do atacante gremista. E o terceiro gol surgiu em uma jogada curiosa. Felipe receberia bola de Eder Luis, mas deixou a bola passar após escutar Lúcio gritar "deixa!". O árbitro, em cima do lance, percebeu e marcou falta técnica a favor do Vasco. Na cobrança, Felipe rolou para Felipe Bastos, que soltou a bomba. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Marcelo Grohe. Festa na Colina. Vasco 3 a 1.

O jogo parecia decidido. A torcida vascaína fazia festa. Mera impressão. Ainda no calor da euforia do terceiro gol, o Grêmio aproveitou uma bobeira da defesa vascaína e diminuiu. Jonas recebeu ótimo passe de André Lima e mandou para a rede de Fernando Prass. Mais um bonito gol do artilheiro do Brasileirão: 3 a 2.

A poucos metros do lance, o técnico Paulo César Gusmão ficou muito irritado com o erro da defesa vascaína. Resolveu tirar Rafael Carioca e colocar Rômulo para reforçar a marcação. O Grêmio foi para o tudo ou nada. E levava muito perigo nos cruzamentos para a área. Em um deles, Lucio conseguiu cabecear bem no canto esquerdo. Fernando Prass salvou o Vasco. Mas no abafa, o time gaúcho chegou ao empate. Aos 43 minutos, após ótima tabela pela direita, a bola parou nos pés de Gabriel, que chutou forte. Um belo gol. Decepção carioca, festa gremista.  E tudo igual em São Januário: 3 a 3.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições