Vasco e Coritiba: primeiro passo rumo ao título da Copa do Brasil

Vasco e Coritiba: primeiro passo rumo ao título da Copa do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

A grande decisão vai começar. De um lado o Vasco que após um início de temporada tenebroso deu a volta por cima sob o comando de Ricardo Gomes e hoje vem jogando um futebol vistoso. Do outro lado o Coritiba, um dos times da moda neste ano, principalmente após o título Estadual conquistado de maneira invicta e também uma goleada por 6 a 0 sobre o Palmeiras nesta Copa do Brasil. O primeiro embate na luta pelo título acontece na noite desta quarta-feira, às 21h50m, em São Januário.

A Colina Histórica, por sinal, vai estar completamente lotada por mais de 20 mil vascaínos que esgotaram rapidamente os ingressos. O técnico Ricardo Gomes espera que o Vasco mantenha o foco e saiba utilizar o fator casa jogando com calma e aplicação tática. Mas sem esquecer a ousadia para buscar a vitória.     Ricardo Gomes e Marcelo Oliveira são os comandantes dos times (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)       - Temos de ter ousadia sempre. Só assim você colocar o adversário em risco. Para dominar a partida, temos de ganhar o meio-campo e isso só um time ousado consegue. Do outro lado tem um Coritiba que fez grande campanha e também vem com o objetivo de vencer. Temos de nos adaptar ao rival sem esquecer nossas características - afirmou.

Já o técnico Marcelo Oliveira diz que o Coritiba precisa de concentração durante os 90 minutos para conquistar um bom resultado no Rio de Janeiro. O técnico, que tem uma dúvida no meio-campo, comentou sobre a importância história do duelo desta quarta-feira.

- Eram 64 equipes, são duas. O Vasco com a sua tradição, com a sua qualidade, com o seu bom comando. O Coritiba também buscando o seu espaço. Então, a gente tem que vivenciar a importância exata que tem uma Copa do Brasil e você disputar uma Libertadores.

A Rede Globo transmite Vasco x Coritiba ao vivo para os estados de SC, PR, RJ, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PB, RN, PI, MA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além das cidades de Santarém-PA e Juiz de Fora-MG. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O paulista Paulo Cesar Oliveira apita o duelo. Ele será auxiliado pelo conterrâneo Marcelo Carvalho Van Gasse e pelo catarinense Carlos Berkenbrock.     Vasco : o Vasco precisa vencer por uma boa diferença de gols para largar na frente na luta pelo título da Copa do Brasil. Além da vantagem na briga pela conquista inédita que encerraria um jejum de oito anos sem títulos da Primeira Divisão do futebol brasileiro, caso não saia derrotado, o Vasco iguala a maior série invicta deste século. Atualmente já são 19 jogos sem saber o que é derrota sendo 11 vitórias e oito empates, todos sob o comando de Ricardo Gomes.

Coritiba : o Coxa, campeão brasileiro de 1985, pode conquistar o segundo título mais importante dos seus 101 anos de história. A conquista coroaria uma recuperação incrível. Rebaixado duas vezes nos últimos seis anos, o Coritiba voltou para a elite nacional em 2010 e está perto de voltar a disputar a Taça Libertadores após oito anos.       Vasco: o técnico Ricardo Gomes ganhou dois problemas médicos após a semifinal contra o Avaí. Eder Luis e Ramon foram vetados pelo departamento médico com dores musculares na coxa esquerda. Na lateral, Marcio Careca será o substituto. Já no lugar do camisa 7 entrará Bernardo. Com isso, Diego Souza deverá jogar um pouco mais adiantado. De resto, o time será o mesmo que conseguiu a classificação para a final: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Bernardo; Diego Souza e Alecsandro.

Coritiba : o zagueiro Pereira e o atacante Marcos Aurélio seguem em recuperação. O primeiro pode voltar para o segundo jogo; já o atacante está vetado também para a partida de Curitiba. O volante Leandro Donizete, que sofreu uma distensão muscular na panturrilha, é outra baixa na equipe alviverde. Para a vaga dele, o técnico Marcelo Oliveira tem três opções: Willian (que ainda se recupera de lesão no tornozelo), Marcos Paulo e Djair. Essa é a única dúvida no Coritiba, que deve entrar em campo com Edson Bastos; Jonas, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Willian (Marcos Paulo ou Djair), Léo Gago, Rafinha e Davi; Anderson Aquino e Bill.         Vasco : Bernardo ganhou a vaga de titular no início da semana por causa da lesão muscular que Eder Luis sofreu na coxa esquerda. É a oportunidade perfeita para que o jovem de 20 anos supere de vez a desconfiança de quem acha que ele não tem maturidade suficiente para ser titular. O seu momento é bom, já que é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com três gols em dois jogos. Uma boa atuação na decisão pode até confundir ainda mais a cabeça de Ricardo Gomes para o restante da temporada.

Coritiba: Anderson Aquino, artilheiro da equipe na Copa do Brasil, com quatro gols, pode se tornar o artilheiro com mais um gol. Se fizer dois, ele supera Adriano, Kleber (Palmeiras), Rafael Coelho e Willian (Avaí). Uma redenção e tanto para um jogador que, no início da temporada, era a terceira opção para o ataque.          Ricardo Gomes (técnico do Vasco): "Tanto o Vasco como o Coritiba chegam preparados para a final neste momento. Basta olhar a campanha. Os dois clubes estão em um bom momento. Certamente nosso adversário quer essa vitória tanto quanto nós. Vai ser uma boa briga".

Marcelo Oliveira (técnico do Coritiba): "Nós temos que vivenciar o momento. É um adversário forte, que cresceu muito de uns tempos para cá. Os jogadores habilidosos e criativos ganharam confiança com o Ricardo Gomes. Acho que vai ser um confronto muito bom e muito equilibrado".       * O confronto desta quarta-feira é o mais importante da história dos jogos entre Vasco e Coritiba. A primeira vez em que as duas equipes se enfrentaram foi em 1948, em Curitiba. Na ocasião. O Vasco venceu por 7 a 2, obtendo a maior goleada do duelo.

* Nas últimas três vezes em que as equipes se enfrentaram em São Januário, o Coritiba venceu por 3 a 2 no Brasileiro de 2004 e por 2 a 0 em 2008. Em 2005, houve empate por 2 a 2. O último triunfo cruz-maltino sobre o rival em casa foi pelo Brasileirão de 2003: 2 a 1.

* Vasco e Coritiba se enfrentaram 16 vezes no Rio de Janeiro, com nove vitórias vascaínas, dois empates e cinco vitórias da equipe paranaense. Em São Januário, foram 13 confrontos, com sete vitórias do Vasco, dois empates e quatro triunfos do Coxa.               O Vasco levou a melhor na última vez que enfrentou o Coritiba. A vitória por 3 a 2, de virada, na na Ressacada, deu à equipe cruz-maltina o título do Torneio de Florianópolis, no dia 5 de julho de 2010, realizado durante a paralisação do Brasileiro devido à Copa do Mundo da África do Sul. Thiago Martinelli, Allan e Fumagalli marcaram para o Vasco, que jogou com um a mais desde os 20 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro Édson Bastos foi expulso. Pereira e Thiago Real fizeram os gols do Coxa.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições