Vasco e Grêmio se enfrentam em busca de vitória para sair do Z-4

Vasco e Grêmio se enfrentam em busca de vitória para sair do Z-4

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Em outros tempos, Vasco e Grêmio estariam se enfrentando no Brasileirão por uma posição no topo da tabela de classificação da competição. No entanto, em 2010, no duelo desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Olímpico, em Porto Alegre, pela décima rodada do campeonato, a partida vai marcar a briga para sair da zona de rebaixamento. Se de um lado, o Gigante da Colina está em ascensão e em um momento melhor por conta de dois bons resultados após a pausa para a Copa do Mundo - um empate e uma vitória. Do outro, um Tricolor combalido, com um comandante (Silas) que corre o risco de perder o cargo em caso de um resultado negativo.

O Vasco ocupa a 18ª colocação na tabela de classificação, com nove pontos. Já o Grêmio, com o mesmo número de pontos, está uma posição acima. Os gaúchos superam os cariocas no saldo de gols (-3 contra -5). Acompanhe a partida ao vivo pela TV Globo e pelo Premiere, sistema pay per view, e pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.

Sem reforços "importados", Vasco segue apostando na garotada

Jonathan vai ter mais uma oportunidade com PC

(Foto: Márcio Iannaca / GLOBOESPORTE.COM)   Do lado carioca, o técnico Paulo César Gusmão ainda não poderá contar com nenhum reforço oriundo do exterior. O lateral Irrázabal, o volante Felipe Bastos, os apoiadores Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto e o atacante Eder Luís ficaram no Rio de Janeiro. Todos têm treinado com vontade para estrear pelo Gigante da Colina, no próximo sábado, contra o Atlético-GO, em São Januário. Antes, porém, a equipe vai encarar o Grêmio, ainda apostando na garotada da base.

E os titulares Rômulo, Jonathan e Carlinhos vão ganhar a companhia de mais um garoto revelado pelo clube. O lateral-direito Max foi relacionado por PC Gusmão, que deixou o experiente Elder Granja no Rio de Janeiro. Sinal de que as boas atuações nos jogos diante do Goias (0 a 0) e Atlético-PR (3 a 1) fizeram o treinador preferir os garotos em vez dos mais rodados.

Enquanto no Grêmio, Silas está na corda bomba, no Vasco, o clima é mais ameno. Invicto desde a retomada do Brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo, o Gigante da Colina navega em mares menos revoltos do que o rival.

- O mais importante no momento é o resultado. Teremos mais um jogo difícil, mas contra uma equipe que já enfrentamos. É um time que a gente já conhece e isso pode facilitar um pouco - afirmou PC, lembrando da derrota vascaína para o Tricolor gaúcho por 3 a 0, no torneio amistoso disputado em Florianópolis, durante o período do Mundial da África do Sul.

Mesmo apostando na garotada, PC sabe que os jovens costumam oscilar no início da carreira no profissional. Segundo o treinador, esse é o momento em que o atleta vai precisar superar as adversidade com raça e vontade.

- Tenho essa preocupação pela vivência dentro do futebol. Quando um jovem entra no profissional, a gente sabe que ele vai ter altos e baixos. Vamos procurar o equilíbrio nesses momentos. Ele vai precisar superar essa queda de rendimento se doando ainda mais dentro da partida - analisou o treinador.

Apesar de contar com muitos jovens no grupo de atletas que viajou para Porto Alegre, PC vai contar com um velho conhecido do torcedor. O atacante Elton, vice-artilheiro do Vasco na temporada 2010, com nove gols, está recuperado e vai ficar como opção no banco de reservas.

Com Silas na corda bamba, Grêmio tenta despertar

Silas corre o risco de ser demitido caso o Grêmio 

não consiga um resultado positivo nesta quarta

(Foto: Wesley Santos / Agência Estado)   O clima no Olímpico anda para lá de pesado. O empate com o Vitória em casa e a derrota para o Grêmio Prudente no domingo passado fizeram a pressão sobre os jogadores, e principalmente sobre o técnico Silas, aumentar em doses cavalares. A diretoria do clube tenta dar um voto de confiança ao grupo e ao treinador, mas uma nova derrota pode resultar na troca de comando.

Nesta terça-feira, atletas, comissão técnica e integrantes da diretoria conversaram no gramado do Monumental para tentar retomar o rumo. A 17ª posição na tabela, com apenas nove pontos, incomoda muito, e o torcedor que for ao jogo contra os cariocas não vai aceitar nada menor que uma vitória.

- O importante é que temos um jogo e precisamos do apoio para dar a volta por cima. Pedimos que, nesse momento, a torcida venha apoiar o time. Eles nunca nos abandonaram e contra o Vasco podem nos ajudar de novo – disse o atacante Borges.

Como se não bastasse o mau momento, Silas ainda tem convivido com uma série de desfalques. Nesta quarta, ele não terá Edilson, Rodrigo e Douglas, todos suspensos. O jeito é improvisar. Na lateral direita, por exemplo, vai jogar o volante Fernando. Ozeia entra na zaga, e Maylson assume o posto de Douglas no meio-campo. Com o crédito praticamente no fim, o treinador se abraça ao grupo.

- Os jogadores do Grêmio são bem experientes. Já passaram por situações assim. O Hugo na conversa disse que passou por momento ruim no São Paulo. A única coisa nova nessa situação é que esse grupo experimenta um momento mais difícil pela primeira vez – comentou.   Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições