Vela: Scheidt e Prada terminam em quarto lugar na Holanda

Vela: Scheidt e Prada terminam em quarto lugar na Holanda

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Vela: Scheidt e Prada terminam em quarto lugar na Holanda

Dupla brasileira prossegue preparação para a Olimpíada de Pequim

Robert Scheidt e Bruno Prada terminaram em sexto lugar, no domingo, dia 25 de maio, na Regata da Medalha e ficaram na quarta colocação na classificação geral do torneio da classe Star da Delta Lloyd Regatta, a antiga Holland Regatta, em Medemblik, na Holanda. A dupla brasileira somou 49 pontos perdidos e seguiram na preparação que visa a Olimpíada de Pequim.

A dupla suíça Flávio Marazzi e Enrico de Maria confirmaram o favoritismo em condições de vento fraco e conquistaram o título da competição, com 25 pontos perdidos. Os poloneses Mateusz Kusnierewicz e Dominik Zycki, campeões mundiais e líderes do ranking da Federação Internacional, ficaram com o vice-campeonato, com 28 pontos perdidos, seguidos dos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, com 39 pontos

A tradicional competição holandesa, que reuniu 11 duplas olímpicas entre os 23 participantes na classe Star, teve surpreendentemente ventos fracos em seus quatro dos cinco dias de competições, o que ajudou na preparação dos velejadores olímpicos já que condições semelhantes são esperadas nos Jogos Olímpicos, na cidade de Qindgdao.

"Foi uma competição muito difícil, mas importante em nosso treinamento para a Olimpíada. Fizemos um boa Regata da Medalha, mas tomamos uma bandeira amarela, que nos custou quatro posições", comentou Robert Scheidt, octocampeão mundial e dono de três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de prata) na classe Laser. "Tivemos uma boa oportunidade de testar o novo barco."

O proeiro Bruno Prada concorda com o timoneiro. "Esta é a fase mais importante de preparação para a Olimpíada. Testamos o novo barco, ganhamos um pouco mais de ritmo de competição e evoluímos em nosso entrosamento", lembrou o velejador.

Com exceção deste domingo, quando as regatas decisivas foram disputadas sob chuva e rajadas de vento de até 25 nós, a competição de Star foi equilibrada. Um exemplo disso é que os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, sétimos colocados no geral, ganharam a primeira regata, justamente a Regata da Medalha.

Em Medemblik, Robert e Bruno, sextos colocados no ranking da Federação Internacional de Vela, ficaram em terceiro lugar em 2006 e em oitavo no ano passado (pouco depois foram campeões mundiais em Cascais, em Portugal). Pela classe Laser, Robert é pentacampeão do torneio, vencendo em 1996, 1997, 1998, 2002 e 2003.

Este foi a quarta competição da dupla em 2008. Eles ganharam o Campeonato do 7º. Distrito e a Seletiva Brasil de Vela, no Rio de Janeiro. Depois ficaram em sexto lugar na Bacardi Cup e em terceiro no Campeonato Mundial, ambos em Miami, e agora em quarto na Holanda.

Patrocinados por Banco do Brasil, Brasil Telecom, CNA Idiomas e Prada, Robert e Bruno ainda disputarão o Campeonato Europeu de Verão, de 2 a 7 de junho, na Croácia; e a Semana de Kiel, de 21 a 29 do mesmo mês, na Alemanha, antes da Olimpíada da China.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições