Vettel domina treino na Índia, faz a 13ª pole no ano

Vettel domina treino na Índia, faz a 13ª pole no ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Após perder a pole no GP da Coreia do Sul e ver sua série interrompida em 2011, Sebastian Vettel entrou no primeiro treino classificatório da Fórmula 1 na Índia mordido. O alemão dominou todos os trechos da sessão no Buddh International Circuit e vai largar na primeira posição pela 13ª vez no ano. Com uma excelente volta, de 1m24s178, o bicampeão antecipado retomou a hegemonia dos sábados nesta temporada. Ele ficou apenas nove milésimos à frente de Jenson Button, o segundo.

De quebra, Vettel chegou à 28ª pole da carreira e está a apenas uma de igualar a marca de 14 em uma temporada, estabelecida pelo "Leão" Nigel Mansell na temporada de 1992 com a Williams. Em 2011, ele igualou as marcas de Ayrton Senna em 1988 e 1989, quando o brasileiro fez 13 poles, e do francês Alain Prost em 1993. Segundo colocado, Hamilton vai largar apenas em quinto, após ter sido punido com três posições nos treinos livres de sexta-feira por ter ignorado as bandeiras amarelas e não ter diminuído durante um período de perigo na pista.

A largada do GP da Índia está marcada para as 7h30m (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.

Felipe Massa sofreu uma quebra na suspensão no fim do treino e vai largar apenas em sexto. Ele acertou uma "tartaruga" na zebra e acabou batendo. O brasileiro da Ferrari escapou ileso, mas não teve a oportunidade de fazer sua volta mais rápida.

A primeira parte do treino classificatório (Q1) viu o drama de Michael Schumacher no fim. Após errar em uma de suas tentativas, o alemão viu sua classificação para o Q2 ser decidida apenas com o cronômetro zerado. Mesmo atrapalhado por uma Hispania, ele conseguiu um bom tempo e conseguiu a vaga com folga. Outro que quase viu a zebra passear no Buddh International Circuit foi Jenson Button, da McLaren. Mas o inglês arrancou o terceiro tempo no primeiro trecho.

Quem não resistiu à eliminação foi o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. Ele se juntou aos pilotos das equipes nanicas entre os eliminados. Timo Glock, da MVR, teve problemas de câmbio e não conseguiu um tempo suficiente para largar. Ele depende agora da decisão dos comissários na Índia. Já Daniel Ricciardo, da Hispania, teve de trocar o câmbio e caiu para a última posição.

Senna e Barrichello caem na segunda parte

Após conseguirem bons desempenhos no Q1, Bruno Senna e Rubens Barrichello não conseguiram avançar à superpole. O brasileiro da Renault-Lotus ainda tentou uma volta no fim, mas teve de se contentar apenas com a 14ª posição. Já o piloto da Williams teve problemas de desempenho com o carro da equipe inglesa e foi o 15ª. Ambos subiram um posto após a penalização a Vitaly Petrov, que perdeu cinco postos no grid por um acidente na Coreia do Sul.

Michael Schumacher, da Mercedes, tentou arriscar uma volta no fim, assim como no Q1, mas não obteve sucesso. Quem se deu mal nesta parte foi o mexicano Sergio Pérez, da Sauber. Após ter sido punido pelo mesmo motivo de Hamilton na sexta-feira, ele caiu da 17ª para a 20ª posição.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições