Vinte e três atletas do Time Brasil já estão em Macau para o período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008

Vinte e três atletas do Time Brasil já estão em Macau para o período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Vinte e três atletas do Time Brasil já estão em Macau para o período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008

 

Vinte e dois nadadores e Júlio Almeida, do tiro esportivo, todos membros do Time Brasil, já respiram ares olímpicos. Os atletas chegaram a Macau no último dia 24 de julho, para a etapa de aclimatação visando aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A equipe de natação chegou com 12 representantes homens e 10 mulheres. Os nadadores treinam em Macau até o próximo dia 4 de agosto, quando viajam para Pequim e já se acomodam na Vila Olímpica. Júlio Almeida embarca para Pequim na véspera da partida da natação, no dia 3.

Uma hora e meia após a chegada em Macau, a equipe de natação já treinava no Macau Olympic Aquatic Center. Estreantes e atletas com experiência em Jogos Olímpicos demonstravam a mesma ansiedade. Em comum, o otimismo e os elogios ao lugar escolhido para a etapa de aclimatação. "Esse período de treinos em Macau fará uma grande diferença. Os primeiros dias então são fundamentais para adaptação ao fuso-horário", disse César Cielo, medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, nas provas de 50m, 100m livre e no revezamento 4x100m livre. Em Pequim, César, de 21 anos, fará sua estréia em Jogos Olímpicos.

Embora bastante jovens, os nadadores Thiago Pereira e Joanna Maranhão já trazem no currículo a experiência de terem participado dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Ambos também sabem da importância da etapa de polimento proporcionada pela aclimatação. "Para os Jogos de Atenas fizemos aclimatação em Portugal. Treinar em Macau será excelente para conhecermos melhor um ambiente parecido ao que encontraremos em Pequim", afirmou Thiago, confiante na sua fase atual. "Estou em um ótimo momento, bem preparado e treinando muito forte", completou o maior medalhista pan-americano brasileiro em uma única edição da disputa continental. O nadador carioca conquistou seis medalhas de ouro (4x100m e 4x200m livre; 400m medley; 200m medley; 200m costas e 200m peito); uma de prata (4x200m medley) e bronze (100m costas), no Rio 2007. Em sua estréia em Jogos Olímpicos, Thiago ficou com a quinta colocação nos 200m medley em Atenas 2004.

"Mesmo quem já tem experiência em Jogos Olímpicos fica ansioso para disputar a competição mais uma vez. Comigo não é diferente. Minha meta é melhorar as minhas marcas, independe do resultado que eu venha conseguir em Pequim. Essa aclimatação vai ajudar bastante pois a viagem é muito longa e desgastante", afirmou Joanna. A nadadora pernambucana obteve o quinto lugar nos 400m medley em Atenas 2004.

O atirador Júlio Almeida, medalhista de prata na pistola de ar no RIO 2007, endossou a opinião dos nadadores e salientou a importância de Macau para o polimento. "Para uma modalidade como a minha, em que a precisão é fundamental, essa temporada de treinos em Macau será muito vantajosa. Uma adaptação ideal ao fuso horário conta bastante na hora de competir. Além do clima idêntico ao de Pequim, treinarei em um stand eletrônico, de última geração, em condições parecidas com as que enfrentarei na China", festejou Júlio, que é piloto da Força Aérea e conhece bem os efeitos do jet lag. Júlio Almeida deixa Macau no dia 3 de agosto, quando chega a Pequim.

Outras equipes brasileiras farão a etapa de polimento em Macau. A maratona aquática desembarca no dia 6 de agosto e parte para Pequim no dia 16. O atletismo, que desembarca em Macau no dia 1 de agosto, terá a pista da Macau University of Science and Technology para treinar até o dia 10, quando segue rumo a Pequim.

Agenda das modalidades 

Natação: até o dia 4 de agosto 

Treinos em Macau: Macau Olympic Aquatic Center

 Chegada na Vila Olímpica de Pequim: dia 4 de agosto

Atletismo: entre os dias 1º de agosto e 10 de agosto 

Treinos em Macau: Macau University of Science and Technology 

Chegada na Vila Olímpica de Pequim: dia 10 de agosto

Maratona aquática: entre os dias 6 de agosto e 16 de agosto 

Treinos em Macau: Macau Olympic Aquatic Center 

Chegada na Vila Olímpica de Pequim: dia 16 de agosto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições