MENU

Volta da Pampulha faz 10ª edição e dá clima de festa a Belo Horizonte

Volta da Pampulha faz 10ª edição e dá clima de festa a Belo Horizonte

Atualizado: Segunda-feira, 8 Dezembro de 2008 as 12

Volta da Pampulha faz 10ª edição e dá clima de festa a Belo Horizonte

Com a participação dos atuais campeões - o mineiro Franck Caldeira e a queniana Nancy Kipron -, a 10ª. Volta Internacional da Pampulha fará uma verdadeira festa neste domingo, a partir das 8h40, em Belo Horizonte. Medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio, Franck busca o inédito tetracampeonato, enquanto Nancy tenta o segundo título. A prova reunirá o recorde de 11 mil inscritos e terá transmissão pela TV Globo dentro do Programa Esporte Espetacular e pela Globo Internacional.

A Volta da Pampulha, que tem um percurso de 17.800 metros, conta com toda a infra-estrutura das melhores provas do mundo, e no décimo aniversário do evento reunirá alguns dos principais atletas do país e convidados do exterior.

Franck Caldeira pelo simples fato de busca r o tetracampeonato da corrida é um destaque natural. Atleta do Cruzeiro, ele adora correr essa prova especialmente por causa do carinho do público, que o apóia por ser mineiro e ter, claro, resultados importantes no esporte, como ser campeão da Maratona de São Paulo, da Meia Maratona do Rio de Janeiro e da São Silvestre de 2006. além do ouro nos Jogos Pan-Americanos.

Entre os brasileiros, os maiores adversários serão Giomar Pereira da Silva, líder do Ranking de Corredores de Rua da CAIXA/CBAt de 2008, Anoé dos Santos Dias, Raimundo Nonato, João Ferreira Lima (o João da Bota), José Teles, Luiz Carlos Fernandes da Silva, Gladson Barbosa, Paulo Roberto de Almeida Paula, Luís Paulo Antunes e Ivanildo Pereira (o Gomes), todos com resultados expressivos em várias corridas de rua do país.

"Estou mais descansado este ano por ter selecionado melhor as provas da temporada. Meu objetivo é conseguir um lugar no pódio", comentou Giomar, baiano de Jacobina, que ficou em nono lugar no ano passado. "Estou muito feliz com minha performance deste ano".

No feminino, Nancy Kipron, por ser a atual campeã entra como favorita natural. O Brasil, porém, estará muito bem representado. No pelotão liderado por Maria Zeferina Baldaia, ganhadora da Maratona de São Paulo e da Meia Maratona do Rio deste ano, destacam-se Conceição Carvalho de Oliveira, líder do Ranking CAIXA/CBAt; Marizete de Paula Rezende, vice-campeã de 2007; Edielza Alves dos Santos; Marizete Moreira dos Santos; e Sueli Aparecida Vieira, entre outras.

Zeferina, aos 36 anos, está passando por uma boa fase. & Quenianos

Entre os estrangeiros, destaque para os que nianos Kipromo Mutai, terceiro colocado no ano passado, atrás apenas dos brasileiros Franck Caldeira e Paulo Roberto de Almeida Paula. Estão confirmados Nicholas Kiprutto Koech, Charles Maina e Nahashon Mwaniki. No feminino, além de Nancy Kipron, participarão Jane Katalai Kiyara, Priscah Jeptoo, Ednah Mukhwana e Emily Samoei Chepkomi.

A largada começa às 8h40, com os cadeirantes e handcycle, prossegue com a elite feminina, às 8h55, e a elite masculina, geral e outros deficientes, às 9h15.

Assim como nas edições anteriores, a corrida terá largada e chegada na Praça Alberto Dalva Simão.

Os atletas inscritos deverão retirar o kit de participação e o chip de cronometragem, nesta sexta-feira, das 11 às 20 horas, e no sábado, das 8 às 17 horas, no Iate Tênis Clube, que fica na Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1350, Lagoa da Pampulha. No domingo, dia da prova, não serão distribuídos kits nem chips.

A Volta Internacional da Pampulha é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de CAIXA, Oi, Wizard e Sabesp, com apoio de Montevérgine, HCor, Água Mineral Schincariol, Mizuno, Unimed BH, Café Três Corações e Gatorade e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte. A supervisão da prova é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.

veja também