MENU

WTA oficializa Sharapova na ponta do ranking após título

WTA oficializa Sharapova na ponta do ranking após título

Atualizado: Segunda-feira, 11 Junho de 2012 as 10:42

Agência Estado

A russa Maria Sharapova reassumiu oficialmente nesta segunda-feira a liderança do ranking mundial da WTA após ficar quatro anos afastada do topo da lista. Campeã de Roland Garros no sábado, ela já havia garantido matematicamente a liderança na quinta-feira quando se classificou para a decisão do Grand Slam francês.

Sharapova chegou aos 9.490 pontos no ranking da WTA ao somar 2 mil pontos pelo título e descartar 900 das semifinais de Roland Garros no ano passado. Assim, a russa ultrapassou Victoria Azarenka. A bielo-russa está, agora, em segundo lugar, com 8.800 pontos após ser eliminada nas oitavas de final em Paris.

A disputa pela liderança, porém, deverá seguir acirrada nas próximas semanas, principalmente durante a realização de Wimbledon. Em Londres, Sharapova vai defender 1.400 pontos do vice-campeonato de 2011, enquanto Azarenka descartará 900, já que avançou até as semifinais no ano passado.

A polonesa Agnieszka Radwanska permanece na terceira posição no ranking da WTA, seguida pela checa Petra Kvitova. Já a australiana Samantha Stosur, que avançou até as semifinais em Roland Garros, ultrapassou a norte-americana Serena Williams e assumiu a quinta colocação.

A dinamarquesa Caroline Wozniacki subiu duas posições no ranking da WTA e agora ocupa o sétimo lugar, à frente da francesa Marion Bartoli e da alemã Angelique Kerber, que subiu um posto. Vice-campeã em Roland Garros, a italiana Sara Errani subiu 14 posições e alcançou pela primeira vez o Top 10 ao assumir a 10ª colocação da lista.

A chinesa Na Li, que foi campeã do Grand Slam francês no ano passado, caiu quatro posições no ranking da WTA e agora está apenas na 11ª posição. A tenista asiática é seguida pela eslovaca Dominika Cibulkova, que avançou até as quartas de final em Roland Garros, subiu quatro posições e ocupa o 12º lugar.

Já a italiana Francesca Schiavone, que foi vice-campeã de Roland Garros no ano passado, perdeu 15 posições e está apenas na 27ª colocação após ser eliminada na terceira rodada em Paris.

Vice-campeã do Torneio Challenger de Maribor, a brasileira Teliana Pereira se aproximou do Top 200 do ranking da WTA ao subir oito posições. Agora, ela ocupa a 202ª colocação, com 294 pontos.

Confira as melhores tenistas do circuito da WTA:

1ª Maria Sharapova (Rússia) - 9.490 pontos2ª Victoria Azarenka (Bielorússia) - 8.800 pontos
3ª Agnieszka Radwanska (Polônia) - 7.230
4ª Petra Kvitova (República Tcheca) - 6.895
5ª Samantha Stosur (Austrália) - 6.180
6ª Serena Williams (Estados Unidos) - 5.700
7ª Caroline Wozniacki (Dinamarca) - 4.366
8ª Marion Bartoli (França) - 4.070
9ª Angelique Kerber (Alemanha) - 4.055
10ª Sara Errani (Itália) - 3.350
202ª Teliana Pereira (Brasil) - 294

 

veja também