Zico revela uso de anabolizantes no início da carreira

Zico revela uso de anabolizantes no início da carreira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:55

Ao anunciar sua aposentadoria, Ronaldo disse que havia perdido uma batalha para o próprio corpo, castigado com as sérias lesões que teve durante a carreira. Em entrevista ao jornal "O Globo", neste domingo, Zico, outro craque que sofreu com este tipo de problema, comentou a decisão do Fenômeno.

O Galinho lembrou que, assim como Ronaldo, era franzino no início da carreira e teve que passar por um trabalho de fortalecimento muscular. Zico, no entanto, admitiu ter feito uso de anabolizantes.

- Tomei duas ou três injeções, em intervalos de um mês, quando tinha entre 16 e 17 anos, tudo sob controle médico e fora do período de competição. Foram doses muito pequenas, o que me fortaleceu mesmo foi a malhação - disse o eterno 10 do Flamengo.

O ídolo rubro-negro não condena o processo de ganho de massa muscular que passou, já que considera que lhe trouxe coisas boas e não prejudicou seu desempenho no campo. Ele, entretanto, acredita que é preciso que esta prática seja feita respeitando a individualidade de cada atleta.

- Tive muitos ganhos sem prejuízo à minha agilidade e velocidade. Até hoje, consigo me recuperar mais rapidamente e me proteger de problemas articulares graças à musculatura que ganhei.

Zico acredita que a exigência do alto rendimento com atletas jovens é muito grande.

- Não tive o desenvolvimento normal, que acontece por volta dos 20 anos, mas isso não é só no futebol. Cada vez é menor a idade em que o atleta é trabalhado para obter êxito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições