Atlético-MG e Grêmio empatam e veem Fluminense abrir vantagem na liderança

Atlético-MG e Grêmio empatam e veem Fluminense abrir vantagem na liderança

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Gazeta

Após o empate sem gols em Minas Gerais, time carioca agora também é o líder do Campeonato Brasileiro no aproveitamento de pontos disputados

Postulantes ao título brasileiro, Atlético-MG e Grêmio não passaram de um empate sem gols no jogo deste domingo, realizado no estádio Independência. O resultado foi vantajoso para o Fluminense - que venceu no sábado o Náutico - e agora tem uma folga de quatro pontos na liderança do Campeonato Brasileiro. Mesmo que o time mineiro vença o jogo atrasado contra o Flamengo, não conseguirá passar os cariocas na tabela de classificação.

Depois de um bom início de jogo, o time atleticano não conseguiu vazar a meta de Marcelo Grohe e teve como melhor chance, ainda na primeira etapa, um chute no travessão de Carlos César. O Grêmio, por sua vez, foi melhor nos últimos 45 minutos, mas perdeu seu lance mais claro: Marcelo Moreno, sem goleiro, recebeu passe de Pará e mandou para fora.

Com o resultado, a equipe mineira chegou aos 52 pontos e está na vice-liderança do Brasileiro. Ainda com um jogo a menos, o Atlético, que antes era líder por aproveitamento, perdeu o posto e conseguirá, no máximo, ficar a um ponto do Fluminense nesta quarta-feira, quando a equipe enfrenta o Flamengo, no Engenhão, em jogo atrasado da 14ª rodada.

Veja ainda: Com gol de Osvaldo, São Paulo vence Cruzeiro e se aproxima do G4 Grêmio, por sua vez, segue na terceira colocação. Somando 49 pontos em 26 jogos, o time de Vanderlei Luxemburgo está mais distante da dupla ponteira e volta a entrar em campo apenas no próximo domingo. Às 18h30 (de Brasília), o clube gaúcho receberá o Santos, atual 11º colocado, no estádio Olímpico.

O jogo

No encontro entre duas das melhores equipes do Brasileirão, Atlético-MG e Grêmio começaram a partida tentando usar da velocidade na frente - os mandantes comandados por Ronaldinho Gaúcho, e os visitantes pela rodada dupla Elano e Zé Roberto. E foi o lado mandante que criou a primeira grande chance, aos dez minutos.

Ronaldinho recebeu a bola ainda em seu campo de defesa e carregou até próximo da meia-lua rival. O camisa 49 limpou a marcação e encontrou Guilherme livre no lado direito. O atacante recebeu o passe do ex-flamenguista, mas não pegou bem na bola: chutou em cima de Marcelo Grohe, que evitou o primeiro em Belo Horizonte.

Depois de um momento mais brigado no jogo, o time de Vanderlei Luxemburgo só foi assustar a torcida atleticana aos 41 minutos: Elano cobrou falta pelo lado direito e a bola explodiu na trave. Souza, no rebote, bateu mal e ela saiu à esquerda de Victor, para lamentação do treinador, que bufou na beira do gramado do Independência.

Em sua reta final, o jogo tornou-se um pouco mais ríspido e obrigou o árbitro Héber Roberto Lopes e aplicar três, dos quatro cartões amarelos mostrados, nos cinco minutos decisivos deste primeiro tempo. Sem novas oportunidades claras, os dois times foram para o intervalo com o placar inalterado.

Sem alterações para o segundo tempo, Luxemburgo ajustou seu time apenas com a conversa. Após uma primeira etapa inferior, a equipe gaúcha voltou melhor, com mais volume de jogo, especialmente com investidas pelas laterais do campo. Ainda assim, Victor era pouco acionado e o Grêmio não gerava perigo.

Principal jogador alvinegro, Ronaldinho Gaúcho chegou a sentir dores na coxa esquerda e preocupou a torcida, mas manteve-se em campo. Experiente, o armador era quem segurava a bola no meio-campo do Galo, mas tinha dificuldades para colocar os seus companheiros em condição de finalizar.

Os dois treinadores ainda tentaram mexer em seus times, mas o ritmo de jogo caiu e nenhum dos arqueiros foi exigido. Na base da pressão, o Galo ainda incomodou com Neto Berola, que pediu duas penalidades já no final. Héber Roberto Lopes, porém, não considerou falta nos lances, que renderam apenas o amarelo para o atacante, no morno segundo tempo do Independência.

FICHA TÉCNICAATLÉTICO-MG 0 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)Data: 23 de setembro de 2012 (domingo)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Cartões amarelos: Neto Berola, Leonardo Silva e Bernard (Atlético-MG); Kleber, Marcelo Moreno, Zé Roberto e Elano (Grêmio)

ATLÉTICO-MG: Victor; Carlos César (Serginho), Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme (Neto Berola) e Ronaldinho; Bernard e Leonardo (Escudero)
Técnico: Cuca

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Léo Gago) e Zé Roberto (Marquinhos); Kléber (André Lima) e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 


Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições