Brasileiros dão largada na Sul-Americana sonhando com a Libertadores

Brasileiros dão largada na Sul-Americana sonhando com a Libertadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Os oito clubes brasileiros classificados para a Copa Sul-Americana de 2012 começam a disputa pelo título que garante vaga na Libertadores de 2013 nesta semana.

O primeiro confronto será entre Coritiba e Grêmio, nesta terça-feira, que fazem o jogo de ida do mata-mata em Porto Alegre, a partir das 21h15.

Na quarta-feira, os outros seis brasileiros entram em campo. Em Salvador, o Bahia recebe o São Paulo. Em Goiânia, jogam Atlético-GO e Figueirense. E em Barueri, a partida será entre Palmeiras e Botafogo. Os jogos de voltam acontecem somente no final de agosto (veja abaixo).

Todos os confrontos são disputados em duelos de ida e volta e, como na Libertadores e na Copa do Brasil, o gol marcado fora de casa é qualificado e serve como critério de desempate em caso de igualdade após os dois jogos. A competição começou há uma semana com duelos da primeira fase disputada por 32 equipes de 8 países sul-americanos. Os times de Brasil e Argentina fazem confrontos dentro de seus países, chamada de segunda fase, antes de avançarem para as oitavas. 

 

O título da Copa Sul-Americana garante - além de uma vaga na Libertadores 2013 - a presença  na final da Recopa Sul-Americana contra o Corinthians (campeão da Libertadores) e também o direito de disputar a Copa Suruga Bank, contra um time japonês. O único time brasileiro a vencer a segunda competição mais importante da América do Sul foi o Internacional, em 2008. A atual campeã do torneio, a Universidad de Chile, já está garantida nas oitavas do torneio deste ano.

A decisão tomada pela Conmebol há dois anos em premiar o campeão de seu segundo maior torneio com vaga no maior mudou a forma como os brasileiros veem a Copa Sul-Americana.

O Palmeiras, campeão da Copa do Brasil deste ano e por isso já classificado para a Libertadores de 2013, pretende disputar o torneio como se ainda não estivesse no maior torneio do continente do ano que vem. Apesar dos desfalques, a promessa é de força máxima para os dois jogos contra o Botafogo. O time carioca, contudo, deve entrar com uma equipe mista em campo.

No São Paulo, longe da Libertadores desde 2010 e frustrado após a queda na Copa do Brasil deste ano, a Copa Sul-Americana também é vista como prioridade. O técnico Ney Franco não pensa em poupar Rogério Ceni, que sentiu dores após seu retorno aos gramados no domingo. Coritiba e Grêmio, também eliminados na Copa do Brasil, vêem a Sul-Americana como um outro atalho para a Libertadores do ano que vem.

No confronto entre Figueirense e Atlético-GO, as duas equipes terão de decidir se a disputa contra o rebaixamento na Série A será ou não mais importante que o torneio continental. Curiosamente, o técnico Hélio dos Anjos, do time catarinense, foi quem iniciou o Brasileirão pelos goianos. E ele ainda não obteve vitórias no campeonato por nenhuma das equipes.

Jogos de ida dos brasileirosGrêmio x Coritiba (dia 31/07, 21h15)Atlético-GO x Figueirense (dia 1º/08, 19h30)
Bahia x São Paulo (dia 1º/08, 21h50)
Palmeiras x Botafogo (dia 1º/08, 21h50)

Jogos de volta dos brasileiros
São Paulo x Bahia (dia 21/08, 20h15)
Botafogo x Palmeiras (dia 22/08, 22h)
Figueirense x Atlético-GO (dia 23/08, 19h30)
Botafogo x Palmeiras (dia  23/08, 21h50)

 

 

guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições