Campeonato Brasileiro feminino começa nesta quarta-feira

Campeonato nacional de futebol feminino conta com quatro times da Série A e quatro times da Série B do Brasileiro masculino. Estrelas da seleção estão na Copa América

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: quarta-feira, 10 de setembro de 2014 às 15:43
Cristiane, do Centro Olímpico, é um dos desfalques da 1ª rodada; atacante disputa a Copa América
Cristiane, do Centro Olímpico, é um dos desfalques da 1ª rodada; atacante disputa a Copa América

Numa repetição da fórmula com 20 equipes, a segunda edição do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, organizado pela CBF, começa nesta quarta-feira, 10, com a presença de times de camisa e a ausência de jogadoras que defendem a seleção brasileira. Dos clubes da Série A do Brasileirão masculino, estão na competição feminina: Bahia, Botafogo, Chapecoense e Sport. Dos da Série B masculina, estão Avaí, Náutico, Portuguesa e Vasco. O detalhe é que no futebol feminino camisa não significa favoritismo. O atual campeão do nacional é o Centro Olímpico (Adeco-SP), que bateu o São José-SP em 2013.

Na seleção brasileira para a disputa da Copa América estão 22 atletas. Sob comando do técnico Vadão, desfalcam cinco equipes neste início de Brasileiro: Ferroviária (com oito jogadoras convocadas), São José-SP (seis), Centro Olímpico (cinco), Kindermann-SC (uma) e Portuguesa (uma). A 22ª convocada defende o Rio Preto, que não está inscrito no nacional.

A principal estrela do atual campeão, o Centro Olímpico (Adeco-SP), é a experiente atacante Cristiane, 29 anos, medalhista de prata nas Olimpíadas de Atenas e Pequim. Na seleção brasileira, a jogadora é um dos desfalques do técnico Arthur Elias para a estreia desta quarta-feira contra o Avaí, às 15h30, em São Paulo.

O atual vice-campeão faturou neste fim de semana o título do Campeonato Paulista. O São José-SP, do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, também é o atual campeão da Libertadores feminina. A equipe comandada por Adilson Santos tem a veterana Formiga, 36 anos, como sua principal estrela. Formiga também está na Copa América com Vadão e não encara a Ferroviária nesta quarta, às 15h30, em Araraquara (reencontro das finalistas do Paulista).

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol feminino, Márcio Oliveira apontou quais são os principais destaques da edição 2014. Na opinião de Oliveira, dos times de camisa o que está mais à frente é o Vasco, que mescla juventude e experiência em seu elenco.

- Botafogo, Bahia e Sport são times que investem mais nas categorias de base. Dos grandes, o Vasco mescla a base com atletas de boa rodagem. É um time competitivo, com Tânia Maranhão e Maicon, enfim, jogadoras de qualidade. Pode chegar longe - avaliou o treinador.

Márcio Oliveira também aponta quais são os times favoritos ao título:
- Centro Olímpico é um dos principais favoritos. Além de manter o time campeão, trouxe a Fabiana Baiana, que é uma grande jogadora. Também temos, entre os favoritos: Ferroviária, São José-SP, Kindermann-SC, São Francisco do Conde e Vitória-PE. São equipes que investem mais. E temos que ver quem Rio Preto pode representar no Brasileiro. É um time forte, que ficou de fora, mas deve fazer uma parceria para participar - disse.

Fórmula de disputa

O Campeonato Brasileiro será disputado em quatro fases. Na primeira, os times formam quatro grupos, com cinco clubes cada. Os dois melhores colocados de cada chave se classificam. Na segunda fase, as equipes formarão dois grupos com quatro times. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal. A partir da semi, o campeonato será definido no mata-mata. O campeão do Brasileiro de futebol feminino disputará a Libertadores de 2015. 

Confira abaixo a lista dos jogos da primeira rodada
(as partidas serão nesta quarta-feira, dia 10, às 15h30)

Ferroviária x São José
Iranduba x Pinheirense
Caucaia x Náutico
Vitória x São Francisco
Foz Cataratas x Vasco
Duque de Caxias x Bahia
Botafogo x Portuguesa
Adeco x Avaí

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições