CBF vai denunciar médicos que cogitaram Neymar na final da copa

CBF vai denunciar médicos que cogitaram Neymar na final da copa

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 11:23
Atacante sofreu lesão na partida contra a Colômbia
Atacante sofreu lesão na partida contra a Colômbia

Atacante sofreu lesão na partida contra a ColômbiaO departamento médico da Seleção Brasileira quer punições a quem cogitou um tratamento alternativo para colocar Neymar na final da Copa do Mundo, no próximo domingo. A CBF avisou que encaminhará a tentativa ao Conselho Federal de Medicina para que seja iniciado um processo.

“As medidas da ética médica, que requer o caso, serão encaminhadas à análise do Conselho Federal de Medicina para os procedimentos cabíveis ao caso, ao nosso ver de extrema gravidade aos artigos de nosso código de conduta”, informa o comunicado divulgado pela entidade.

Os rumores de que o camisa 10 poderia entrar em campo no Maracanã, caso o Brasil passe pela Alemanha na terça-feira, surgiram após a visita de Mauricio Zenaide e Rafael Martini, médico e fisioterapeuta do Santos, respectivamente, e especialistas em coluna ao jogador em sua casa no Guarujá nesse sábado. Infiltrações dariam uma possibilidade mínima de o atacante conseguir jogar.

A possibilidade fez com que o médico da Seleção, José Luis Runco, entrasse ao vivo no programa Domingo do Faustão, da TV Globo, para dizer que ela era absurda, reiterando os riscos à saúde de Neymar. Quase simultaneamente, o site oficial do jogador publicou comunicado avisando que o astro poderia entrar em campo no próximo domingo caso suportasse as dores, mas só obedeceria ao tratamento de Runco.

Neymar fraturou a terceira vértebra da região lombar no final da vitória sobre a Colômbia na sexta-feira, quando suas costas foram atingidas por uma joelhada de Zuñiga. Cerca de uma hora depois do choque, a CBF já informava oficialmente que o artilheiro da Seleção não teria mais condições de atuar no Mundial.


Confira o comunicado da CBF na íntegra:
A CBF esclarece que o atleta Neymar, com fratura estável de apófise transversa de L3, com excelente prognóstico à sua vida de atleta, desde que a consolidação da mesma se faça no tempo que a boa prática médica requer, e que condutas açodadas colocam em risco sua vida futura como atleta conforme as propagadas em alguns informes de mídia, por colegas médicos, o que, óbvio, não muda a conduta da comissão médica da Seleção Brasileira.

As medidas da ética médica, que requer o caso, serão encaminhadas à análise do Conselho Federal de Medicina para os procedimentos cabíveis ao caso, ao nosso ver de extrema gravidade aos artigos de nosso código de condutas.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições