Com muitos gols perdidos, França embala no fim e vence Nigéria por 2 x 0

Com muitos gols perdidos, França embala no fim e vence Nigéria por 2 x 0

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 30 de junho de 2014 às 18:01
França teve trabalho, mas fez dois gols na reta final do segundo tempo para embalar no confronto
França teve trabalho, mas fez dois gols na reta final do segundo tempo para embalar no confronto

França teve trabalho, mas fez dois gols na reta final do segundo tempo para embalar no confrontoA França teve que suar mais do que imaginava, mas está nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Com atuação abaixo do esperado e boa quantidade de gols perdidos, a seleção europeia chegou a ser dominada em parte da partida pela Nigéria nesta segunda-feira no Estádio Nacional, em Brasília (DF), mas cresceu no fim do jogo e aproveitou falhas do adversário para vencer o adversário por 2 a 0, passando à fase seguinte do Mundial disputado no Brasil.

Campeã em 98, a seleção francesa volta a estar em uma quartas de final após oito anos – em 2006 alcançou o vice-campeonato e em 2010 foi eliminada na primeira fase. Em alguns momentos da partida desta segunda, contudo, o objetivo pareceu longe: a França demorou a se encontrar em campo e viu a Nigéria dominar, principalmente no início do segundo tempo – os franceses ainda tiveram que superar boa atuação de Enyeama, até contar com falha do goleiro para abrir o placar.

Com o avanço, os europeus aguardam o adversário das quartas de final: será Alemanha ou Argélia, que se enfrentam ainda nesta segunda. O duelo pelas quartas está marcado para a próxima sexta-feira, às 13h (de Brasília), no Maracanã. Os nigerianos, por sua vez, repetem o melhor desempenho no Mundial, já alcançado em 1994 e 1998, e ficam novamente sem passar das oitavas.

Primeiro tempo dinâmico, mas sem gols

Apesar de chances reais esporádicas de gol, o primeiro tempo foi bastante interessante para quem foi conferir o duelo no Estádio Nacional. Com equipes com grande características ofensivas e que tiveram dia de falhas defensivas, os primeiros 45 minutos mostraram um jogo aberto e de velocidade intensa – não foi raro observar ataques em sequência de um lado e de outro.

As oportunidades, no entanto, eram raras. A melhor francesa surgiu aos 21min: aproveitando “avenida” no lado esquerdo da Nigéria, Pogba lançou Valbuena e o meio cruzou de volta para Pogba que acertou lindo chute de primeira para grande defesa do goleiro nigeriano. O ataque da França, entretanto, sofreu no primeiro tempo com dia pouco inspirado de Giroud, que errou a maioria das jogadas que tentou.

Perigosa nas subidas ao ataque, a Nigéria chegou a balançar a rede no primeiro tempo, mas teve o gol invalidado. Aos 19min, Musa cruzou e Emenike completou para as redes, mas o nigeriano estava em posição irregular, assinada pelo assistente.

França demora a embalar, mas se impõe e marca duas vezes no fim
O duelo voltou para a etapa final no mesmo ritmo, com ambos os times buscando o ataque e falhando em aproveitar os – muitos – erros do adversário. Com uma postura surpreendentemente dominante, os nigerianos encurralaram os favoritos europeus no campo de defesa e mantiveram a posse de bola no campo de ataque. Os primeiros 20 minutos foram inteiros da Nigéria, que mostrou bom toque de bola para envolver a França.

Depois do susto inicial, os franceses tiveram a primeira grande chance da etapa final. Aos 24min, Benzema brilhou com grande jogada e, após linda tabela com Griezmann, saiu na cara do gol, mas chutou em cima de Enyeama – a bola ainda assim seguiu na direção do gol, porém Moses tirou quase em cima da linha.

A França retomou o domínio e Benzema voltou a aparecer ao dar chute cruzado que passou por toda a pequena área até um defensor nigeriano tirar – na sobra, Cabaye pegou o rebote de fora da área e viu a bola explodir no travessão nigeriano. Aos 33min, Benzema cabeceou para grande defesa de Enyeama.

A boa atuação do goleiro africano, contudo, foi por terra no lance seguinte: no escanteio, o arqueiro afastou mal a bola e Pogba, de cabeça, mandou para o fundo da meta vazia 34min. Mesmo após a abertura do placar, os franceses continuaram melhores – aos 38min, Enyeama fez defesa espetacular em chute de Griezmann. O gol que consumou a classificação veio aos 46min: após cruzamento de Valbuena, a defesa nigeriana foi mal na bola e Yobo fez contra a favor da França.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições