Com novo técnico, Corinthians volta ao trabalho nesta segunda

Com novo técnico, Corinthians volta ao trabalho nesta segunda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04
mano menezes
O Corinthians começa a temporada nesta segunda-feira com o desafio de manter um retrospecto completamente favorável construído nos últimos anos. De 2011 a 2013, o Timão conquistou cinco títulos sob o comando de Tite. Com Mano Menezes à frente da equipe, o desafio não é somente apagar o segundo semestre ruim de 2013, mas reconstruir a escalação mesmo com poucas mudanças feiras em relação ao fim do ano passado e seguir levantando taças. 
Atual campeão paulista, o Corinthians começa a temporada tentando manter o título estadual. A estreia está marcada para o dia 19 deste mês, contra a Portuguesa, no estádio do Canindé. Antes da pausa para a Copa do Mundo, o Timão ainda começa a jogar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Até lá, de acordo com o planejamento inicial traçado pela diretoria, a chegada de contratações impactantes é pouco provável. 
 
Os dirigentes não esconderam que a parte final de 2013 foi um fiasco para o Corinthians. A vaga na Taça Libertadores da América era tratada como obrigação, mas passou longe para o clube, que terminou o Brasileirão na décima colocação. Considerado um dos favoritos ao título antes do início do torneio por conta da força do elenco, o Timão viu os milhões investidos em jogadores limitarem-se aos títulos do Paulistão e da Recopa. 
 
De agosto a dezembro, o time passou a ser criticado constantemente pela suposta falta de vontade. A eliminação na Copa do Brasil, diante do Grêmio, tornou-se símbolo dos constantes protestos no CT Joaquim Grava. Reforço mais caro do elenco, Alexandre Pato, comprado por R$ 40 milhões, virou o alvo preferido das críticas. 
 
Durante todo o ano, a defesa se mostrou uma das melhores do país, enquanto o ataque virou uma decepção. Assim, um dos principais desafios de Mano Menezes para recolocar o Corinthians na briga por títulos será equilibrar a equipe. Sem mudanças expressivas, mas sob pressão semelhante ou até maior à que Tite foi submetido até a decisão de que ele não renovaria o contrato. 
 
A primeira passagem de Mano Menezes, que chegou no fim de 2007 e deixou o Corinthians no meio de 2010, se resume a 185 jogos, com 103 vitórias, 49 empates e 33 derrotas. Foram três títulos no clube: Série B em 2008, além de Paulistão e Copa do Brasil em 2009. Com Mano, foram dispensados 22 jogadores e outros 15 foram contratados.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições