Corinthians decide hoje vaga na Libertadores contra o Boca

Corinthians decide hoje vaga na Libertadores contra o Boca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

 

corinthians_libertadoresDois gols, 90 minutos, 11 guerreiros em campo e quase 40 mil nas arquibancadas do Pacaembu. Esta quarta-feira, 15 de maio de 2013, precisa ser mais uma daquelas noites épicas que o torcedor do Corinthians adora celebrar. Diante do perigoso Boca Juniors, a partir das 22h (horário de Brasília), o Timão precisa tirar a vantagem de um gol obtida pelos argentinos na Bombonera, há duas semanas, para conseguir classificação às quartas de final da Taça Libertadores. Para isso, terá estádio lotado, histórico a favor e um time mordido, querendo repetir a atuação que deu o título continental do ano passado contra o mesmo Boca.
 
A conta é simples: a derrota por 1 a 0 em Buenos Aires faz os comandados de Tite precisarem de dois gols de diferença para a classificação direta. Vitória por 1 a 0 significa disputa por pênaltis, enquanto qualquer outro triunfo por um de diferença classifica os argentinos - pelo critério dos gols marcados fora de casa. Nesta Libertadores, todas as vitórias corintianas em casa foram por dois ou mais gols - 2 a 0 no Millonarios, e 3 a 0 sobre Tijuana e San José.
A última derrota corintiana no Pacaembu em Libertadores foi em 2006, para o maior rival do Boca, o River Plate: os 3 a 1 para os argentinos eliminaram o Timão nas oitavas de final daquele ano. De lá para cá, o Corinthians jogou mais 15 vezes no estádio pela Libertadores, com 13 vitórias, dois empates, 31 gols marcados e apenas quatro sofridos.
 
Do outro lado, porém, o Boca conta com o retorno de Riquelme para tentar manter a hegemonia do técnico Carlos Bianchi diante de brasileiros – ele nunca foi eliminado em seis mata-matas contra equipes do país vizinho. O elenco chegou ao Brasil nesta terça, treinou no Canindé, estádio da Portuguesa, e se disse confiante na missão de desbancar o atual campeão da América.
 
Nas arquibancadas, a pressão será enorme. Os cerca de 39 mil ingressos à venda foram esgotados na segunda-feira, e os corintianos esperam que a festa seja completada com a classificação às quartas de final. Quem vencer terá pela frente o classificado do confronto entre Vélez Sarsfield e Newell’s Old Boys, que definem a vaga também nesta quarta – o Vélez venceu o jogo de ida por 1 a 0, fora de casa.
 
A partida terá arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla, auxiliado pelos compatriotas Rodney Aquino e Carlos Cáceres. A TV Globo transmite o confronto ao vivo para os estados de SP, MG, DF, PR, SC, RN, MA (menos Balsas), SE, GO, MS, PA (menos Santarém) e TO. O SporTV mostra para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 21h30m.
 
 
As escalações
 
Corinthians: Tite quer mudar o mínimo possível a forma de sua equipe jogar. Para isso, vai manter a formação das últimas partidas, com Romarinho, Sheik e Danilo como apoio ao artilheiro Guerrero. O time: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero.
 
Boca Juniors: o técnico Carlos Bianchi sabe que obteve uma vantagem considerável com a vitória na Argentina, e por isso o objetivo é esperar o Timão e evitar gols. O maestro Riquelme está de volta, e isso significa que o ex-corintiano Martínez vai para o banco. O Boca começa com Orión, Marin, Caruzzo, Burdisso e Clemente Rodriguez; Erbes, Somoza, Erviti e Sanchez Miño; Riquelme; Blandi.
 
Quem está fora
Corinthians: Renato Augusto, ainda em recuperação de uma lesão no músculo posterior da coxa direita, e Guilherme Andrade, que operou o joelho e fica pelo menos mais cinco meses fora.
 
Boca Juniors: o único desfalque é o meio-campista Ledesma, suspenso por ter sido expulso no jogo de ida das oitavas de final.
 
Fique de Olho
Corinthians: há três jogos sem marcar, Paolo Guerrero já está incomodado, louco para balançar as redes. Ele nunca ficou sem gols por um período maior do que esse desde que chegou ao Timão. Por isso, a expectativa é de que o peruano brilhe no momento em que a equipe mais precisa dele.
 
Boca Juniors: de volta ao time após se recuperar de lesão muscular, Riquelme está longe de seus melhores dias, mas ainda preocupa por sua capacidade de reter a posse de bola e controlar um jogo que tem tudo para ser truncado. O Timão precisa marcá-lo com atenção para evitar surpresas no Pacaembu.
 
O que eles disseram
Paulinho, volante do Corinthians: “Temos de tomar a iniciativa desde o início da partida, não podemos atacar o Boca de qualquer jeito, nunca fomos assim. Temos de agredir com certeza, mas bem posicionados para não corrermos riscos no contra-ataque. Tomar um gol é complicar tudo”.
 
Riquelme, meia do Boca Juniors: “Eles foram os melhores no ano passado, mas confio muito na minha equipe. Acredito que podemos passar, apesar de eles jogarem com a torcida a favor”.
 
Números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Das 15 vitórias do Corinthians nesta temporada, oito foram por dois ou mais gols de diferença, resultado que o time precisa para se classificar diante do Boca.
 
* Desde 2007, a equipe que venceu o jogo de ida do mata-mata por 1 a 0, em casa, tem levado vantagem nos confrontos. Em 14 situações desse tipo, a equipe vencedora do primeiro jogo só foi eliminada quatro vezes.
* Nos últimos oito confrontos contra estrangeiros no Pacaembu, pela Libertadores, o Timão venceu todos e sequer sofreu um gol. O último resultado diferente foi o empate sem gols com o Deportes Tolima, em 2011, pela fase prévia da competição.
 
Último Confronto
Há 15 dias, em 1º de maio, o Boca fez da Bombonera um inferno e conseguiu vencer o Corinthians pelo jogo de ida das oitavas de final. Após um primeiro tempo morno, os Xeneizes chegaram ao gol com Blandi, aos 13 do segundo tempo, em falha coletiva da defesa alvinegra. O duelo não teve a mesma intensidade das finais da Libertadores do ano passado, mas também reservou algumas confusões. O argentino Ledesma foi expulso no fim.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições