Em despedida do Brasil, Neymar chora mas não da show

Em despedida do Brasil, Neymar chora mas não da show em seu último jogo no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

santos x flamengoA estreia de Flamengo e Santos no Campeonato Brasileiro de 2013 ficou em segundo plano. Todos os olhos no estádio Mané Garrincha, em Brasília, estavam voltados para um jogador, fosse para torcer por mais um espetáculo em sua despedida ou para que a festa do adeus acabasse frustrada. Neymar encerrou o suspense na noite de sábado ao anunciar em redes sociais que jogará no Barcelona. Mas não mostrou, neste domingo, o motivo de ter sido disputado pelos dois gigantes espanhóis. Em vez da estrela, apagada, um placar sem brilho: 0 a 0, no qual o astro foi o goleiro Rafael. O atacante diz até breve, pois ainda participará de dois amistosos entre santistas e catalães como parte do pagamento por sua transferência, além da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho, no Brasil.

 
- É uma grande satisfação, uma grande honra, ter passado por esse time maravilhoso que é o Santos. Jogar com Messi, Xavi, Iniesta e Dani Alves será uma honra muito grande. Ele (Dani Alves) foi o cara que mais me encheu o saco, no bom sentido, claro. A torcida do Santos é a que sempre torceu de verdade para mim. Só tenho a agradecer e dizer até logo - disse Neymar, que chorou na momento da execução do hino nacional, antes da partida.
O Flamengo teve apoio da grande maioria dos 63.501 torcedores, esteve mais perto da vitória, criou seis chances reais de gol, mas esbarrou em Rafael e na falta de pontaria de seus jogadores. Léo Moura saiu de campo lamentando o empate:
 
- Quantas oportunidades nós perdemos... Agora é trabalhar para o próximo jogo, que temos condições de vencer.
Na próxima rodada, o Santos, já sem Neymar, enfrenta o Botafogo no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Flamengo pega a Ponte Preta em Juiz de Fora. Ambos os jogos serão na quarta-feira.
O jogo no Mané Garrincha registrou a maior renda - em números absolutos - da história do futebol brasileiro, com R$ 6.948.710. Fora do estádio, antes da partida, houve filas. Torcedores aguardaram pelo menos 50 minutos para entrar no estádio, que ainda tinha muitos lugares vazios minutos antes de a bola rolar. Depois, os espaços foram quase todos preenchidos.
 
Centro das atenções, Neymar foi vítima de provocações. Um rubro-negro levou um cartaz com sua namorada, a atriz Bruna Marquezine, de biquíni do Flamengo - ela é torcedora do clube carioca. Durante o jogo, o craque recebeu vaias de parte dos torcedores em qualquer tentativa de jogada sem sucesso: pareceu não se incomodar, mas também não produziu a ponto de calar a arquibancada.
 
Neymar é vigiado de perto
O Santos mostrou maior ímpeto ofensivo nos minutos iniciais. Neymar foi tão marcado que perdeu bola até para Rafinha. Mas o Flamengo logo acordou, e o jogo deu sinais de que seria lá e cá. No entanto, o toque de bola santista não funcionava, e o time pouco incomodava a defesa rubro-negra. O Flamengo, por sua vez, parou nas mãos de Rafael, como em conclusão de Rafinha aos 11.
O lance empolgou o time da Gávea, que teve outra boa chance, agora com Gabriel. A estratégia era atrair o Santos e partir em contra-ataque, mas esbarrava na cautela dos paulistas. Sem espaço, Neymar recuava demais para buscar jogo. As principais emoções ficaram guardadas para os minutos finais da etapa, sobretudo em lance em que Hernane, sozinho, preferiu o passe para Gabriel, que demorou e foi desarmado por Galhardo.
 
Mais chances perdidas pelos rubro-negros
A etapa final começou em ritmo mais veloz, e com estreia no ataque rubro-negro. Jorginho sacou Hernane, que deixou o gramado sem chutar a gol, e lançou o boliviano Marcelo Moreno. Ele até balançou a rede, mas viu seu gol ser anulado corretamente por impedimento. Neymar por pouco não teve sua chance aos seis minutos, em jogada de Henrique pela esquerda que Felipe conseguiu cortar antes que a bola chegasse. A marcação sobre o craque continuava firme: a essa altura da partida, ele havia recebido sete das 12 faltas cometidas pelo Flamengo.
Muricy então também mudou o seu ataque: sacou Henrique e lançou Gabigol, de 16 anos, curiosamente a mesma idade com que Neymar estreou entre os profissionais. Mas foi o Flamengo de novo quem teve chance de abrir o placar, porém Durval cortou toque de cobertura de Gabriel.
 
Jorginho pôs em campo Carlos Eduardo - que perdeu a camisa 10 para Gabriel - no lugar de Luiz Antonio. Elias passou a atuar como primeiro volante, e Renato Abreu como segundo. Rafael voltou a salvar o Santos aos 32, em conclusão de Moreno após boa tabela em velocidade de Moreno e Rafinha. Logo depois, Carlos Eduardo finalizou por cima, praticamente com o gol vazio. Jorginho fez sua última substituição, trocando Gabriel pelo também estreante Paulinho no ataque. Nada que mudasse o panorama e o resultado. Na despedida do maior craque que surgiu no Brasil nos últimos anos, um placar triste como a notícia de seu adeus. A camisa do segundo tempo da despedida ficou com o zagueiro Renato Santos.
 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições