MENU

Em 'jogo da afirmação', Goiás pega o Galo, velhos rivais da Copa do Brasil

Velhos rivais, Goiás e Galo se enfrentam na Copa do Brasil

Atualizado: Quarta-feira, 25 Abril de 2012 as 8:43

O confronto entre Goiás e Atlético-MG pode ser classificado como o "jogo da afirmação". As duas equipes buscam um resultado contundente na temporada para ganhar moral e, principalmente, deixar o torcedor confiante no futebol da equipe. O time esmeraldino vem de uma classificação sofrida sobre o América-MG na Copa do Brasil, quando venceu por 4 a 3 no Serra Dourada, em que o Coelho reclamou de um gol mal anulado, o que daria a vaga aos mineiros.

Já o Galo de Cuca ainda não perdeu na temporada. Foram 14 jogos, com 11 vitórias e três empates. Mas o torcedor alvinegro ainda não saboreou uma vitória sobre um rival à altura, e mesmo que o Goiás esteja na Série B, já eliminou o alvinegro em três oportunidades na competição.

Apita a partida Cláudio Francisco Lima e Silva, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios e Ivaney Alves de Lima, todos do Sergipe. A TV Globo Minas transmite Goiás e Atlético, ao vivo, logo após a novela Avenida Brasil, para o estado de Minas Gerais, menos para as regiões de Ituiutaba, Juiz de Fora e Uberlândia, e para todo o estado de Goiás. O GLOBOESPORTE.COM traz a cobertura completa da partida, a partir das 21h30 (de Brasília), com fotos, vídeos e matérias exclusivas além de todos os lances do confronto em Tempo Real.

As escalações

Goiás: Enderson Moreira não fez nenhum trabalho coletivo para a partida desta quarta-feira, mas posicionou a equipe em um trabalho de jogadas aéreas. A única novidade em relação ao clássico contra o Vila Nova, disputado no último domingo, pelo Goiano, deve ser a entrada de Thiago Mendes no lugar de Marcos Paulo. O volante cumpriu suspensão na última rodada do Estadual. Felipe Amorim segue como opção no banco de reservas, e o Esmeraldino mantém o esquema 4-5-1. O time: Harlei; Peter, Rafael Toloi, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Thiago Humberto e Ricardo Goulart; Iarley.

Atlético-MG: o técnico Cuca vai definir a equipe nos vestiários. O treinador aguardará pelo meia Bernard e pelo volante Pierre, que sentem dores musculares. O provável Galo para pegar o Goiás deverá ser formado por Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Luiz Eduardo e Richarlyson; Pierre (Fillipe Soutto), Leandro Donizete, Danilinho, Bernard e Escudero (Fillipe Soutto); André.

Quem está fora

Goiás: Os atacantes Júnior Viçosa e Marinho se recuperam de lesão muscular.

Atlético-MG: Os zagueiros Leonardo Silva e Rafael Marques se recuperam de lesões musculares. O atacante Guilherme, com estiramento na panturrilha esquerda, está vetado.

Fique de olho

Goiás: Com apenas 20 anos, Ricardo Goulart já se tornou maestro e caiu nas graças da torcida esmeraldina. No esquema 4-5-1 de Enderson Moreira, o meia tem total liberdade não só para articular jogadas de ataque, mas também finalizar. O resultado não poderia ser melhor. Com sete gols no Estadual e dois na Copa do Brasil, Goulart é o artilheiro do Verdão na temporada. Jogando com a camisa 9, o meia mantém seu faro de gols aguçado.

Atlético-MG: O atacante André passou em branco no último jogo do Galo, contra o Tupi, pelo Campeonato Mineiro, mas nas duas partidas pela Copa do Brasil, balançou as redes. Depois de ter seus direitos adquiridos pelo clube junto ao Dínamo Kiev, André não tem mais motivos para preocupar com o futuro, já que seu contrato terminaria em junho.

O que eles disseram

Enderson Moreira, técnico do Goiás: “O Atlético-MG faz uma excelente temporada no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil. É um time que atua junto desde o ano passado e conta com um treinador que conhece muito de futebol. Cuca faz um grande trabalho. Será um confronto muito perigoso, sobretudo porque precisaremos ter uma postura agressiva, já que a partida será em Goiânia, e nosso adversário tem um ótimo contra-ataque”.

Cuca, técnico do Atlético-MG: “O Goiás vem fazendo um bom ano com o Enderson Moreira. É um time sólido. Forte, que tem um bom condicionamento. Uma equipe que tem velocidade, organizada. Não tenho dúvida de que será um jogo igual”.

Números e curiosidades

* Enderson Moreira nasceu em Belo Horizonte. Como treinador em categorias de base, já dirigiu América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.
* Como mandante, o Goiás está invicto na temporada.
* O Goiás eliminou o Atlético-MG nas três vezes em que os dois clubes se encontraram na Copa do Brasil: 1989, 1990 e 2001.
* Cuca, que comandou o Goiás em 2003, destacou que esse foi o trabalho que mais deu projeção nacional na carreira.
 
Último confronto

 Os dois times se enfrentaram pela última vez em novembro de 2010, quando o Galo venceu o Goiás, por 3 a 1, na Arena do Jacaré, pelo Campeonato Brasileiro. Diego Souza, Renan Oliveira e Diego Tardelli marcaram para os donos da casa, enquanto Éverton Santos fez o de honra para os esmeraldinos.

veja também