Em noite de gala, Timão goleia o Táchira e espera rival das oitavas

Timão goleia o Táchira e espera rival das oitavas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Com direito a "olé" da torcida, o Corinthians fechou com uma grande atuação a primeira fase da Taça Libertadores, nesta quarta-feira, no Pacaembu. É bem verdade que o eliminado Deportivo Táchira-VEN ofereceu pouca resistência, mas o Timão mostrou muita disposição para construir sua maior vitória na temporada, 6 a 0, garantindo o primeiro lugar do Grupo 6. A liderança geral ficou com o Fluminense, mas o clube paulista também avança como um dos sérios candidatos ao título.

A equipe dirigida por Tite espera agora os quatro jogos de quinta-feira para conhecer seu adversário nas oitavas de final. Com 14 pontos, o Corinthians só poderá perder o segundo lugar entre os 16 do “mata-mata” se o Nacional de Medellín vencer o Universidad de Chile por dois ou mais gols de diferença, em Santiago. O clube colombiano tem 11 pontos. No saldo, a vantagem é paulista: 11 a nove.

Caso termine na segunda colocação, o Corinthians enfrentará o 15º classificado, neste momento o Emelec-EQU. A queda para terceiro colocaria o Timão em um duelo diante do 14º, atualmente o Bolívar-BOL. Há também possibilidades de confrontos contra The Strongest-BOL, Universidad de Chile e até Internacional.

Enquanto o próximo rival não aparece, o Timão celebra o grande momento que atravessa. Com o triunfo diante dos venezuelanos, são oito vitórias consecutivas entre Libertadores e Paulistão, onde terminou em primeiro na fase de classificação. De quebra, o Alvinegro fez nesta quarta sua maior vitória no ano (tinha feito 3 a 0 no Oeste) e da Libertadores, igualando o placar de Lanús e Olímpia-PAR. É também a maior vantagem do clube na história do torneio, empatando com os 8 a 2 contra o Cerro Porteño, em 1999.

O clube inicia agora o período de decisões. No domingo, enfrenta a Ponte Preta, às 16h, no Pacaembu, em jogo único pelas quartas de final.

Timão encurrala os venezuelanos

A imensa superioridade técnica deu ao Corinthians o controle de todo o primeiro tempo. O Timão jogou com facilidade e em nenhum momento correu riscos, principalmente por se posicionar quase todo no campo do adversário, como tanto gosta Tite.

Com muita disposição e uma marcação ofensiva, a equipe não teve problemas para abrir vantagem em um confronto dado como vitória certa diante de um rival já eliminado.

No embalo da torcida, o Corinthians impôs uma blitz nos primeiros minutos em busca de um gol rapidamente. Edenílson foi liberado para abusar da velocidade pela lateral direita, com Jorge Henrique. A aproximação de Paulinho e a garra de Emerson abriram espaços na retranca venezuelana. O Táchira, acuado na defesa, se limitou aos chutões, todos cortados pela zaga alvinegra, a menos vazada do torneio, com apenas dois gols sofridos.

A explosão da Fiel era questão de tempo. E veio com alguém que se ambientou a decidir nos jogos no Pacaembu. Depois de marcar contra Nacional e Cruz Azul, Danilo apareceu na área, aos 17 minutos, e desviou de cabeça a falta batida por Sheik.

Aos 26, teve mais. Após bela tabela com Liedson, Paulinho surgiu na frente do goleiro Rivas para apenas empurrar para as redes: 2 a 0 Timão.

Poderia ter sido mais. Liedson quase fez um golaço chutando de longe por cobertura. A bola raspou o travessão. O conforto alvinegro aumentou ainda mais quando Rouga fez falta violenta em Danilo e foi expulso. Com um a mais, chegou o momento de cadenciar o jogo. Jorge Henrique, de cabeça, por pouco não fez o terceiro antes do intervalo.

Improvisação na zaga

O Corinthians voltou para o segundo tempo com uma preocupação. O zagueiro Chicão ficou nos vestiários depois de sentir uma lesão na coxa esquerda. Como Tite não tem zagueiros à disposição na reserva (Paulo André e Wallace foram operados), o treinador teve de mexer em três posições. Weldinho entrou na lateral direita, Edenílson passou para o meio de campo e Ralf foi recuado para a zaga.

Apesar das mudanças, o Timão continuou muito superior ao Táchira. Com o resultado garantido, Danilo foi preservado para a entrada de Douglas na armação das jogadas. O terceiro gol não demorou a sair. Aos 17, Jorge Henrique recebeu a bola na entrada da área pela direita e chutou rasteiro. A bola tocou na trave e entrou. Pouco depois, aos 24, Emerson pegou de primeira pela esquerda e anotou o quarto.

Faltava o gol de Liedson. Questionado desde o início do ano pelo rendimento bem abaixo do esperado, o Levezinho também fez o dele, aos 26. Sheik invadiu a área e foi derrubado: pênalti. A Fiel clamou pelo camisa 9 na cobrança e foi atendida. Ele bateu mal, o goleiro defendeu, mas o próprio centroavante pegou o rebote e ampliou.

Mesmo com a enorme vantagem, o Corinthians continuou chegando facilmente ao ataque. Liedson, aos 37, foi derrubado na área pelo goleiro Rivas. A torcida voltou a pedir o Levezinho, mas, desta vez, a cobrança coube a Douglas. Timão 6 a 0, classificado, líder e um dos favoritos ao título. Será desta vez?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições