Fifa divulga três postulantes ao prêmio de melhor do mundo em São Paulo

Fifa divulga três postulantes ao prêmio de melhor do mundo em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

Quebrador de recordes, Messi, como já era de se esperar, está entre os três finalistas da briga pela Bola de Ouro. Vencedor do prêmio de melhor do mundo nas três últimas temporadas, o craque do Barcelona vai disputar com Cristiano Ronaldo e Iniesta pelo tetra. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao todo, treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela “France Football”, foram os responsáveis pela lista.
 
A lista final mostra um domínio absoluto da dupla Real Madrid e Barcelona nos três últimos anos. Em 20111, os três que concentraram a decisão da Bola de Ouro foram quase os mesmos, a diferença que Xavi esteve presente no lugar de Iniesta - repetindo a decisão de 2009. Já em 2010, todos os representantes saíram do Barça: os dois espanhóis e Messi. O argentino venceu todas as três ocasiões.
- Acho que essa seleção está perfeita, mais uma vez, esse ano. Vale lembrar que essa eleição recebe votos dos treinadores das seleções, dos capitães das seleções e da imprensa. É um voto bem completo. Acho que não deixa duvida alguma. Parabéns a todos que estão na lista – disse Ronaldo, um dos presentes na cerimônia.
 
Com isso, Neymar fica fora da disputa e terá que se contentar com a disputa pelo prêmio de gol mais bonito do ano, feito que tenta repetir, uma vez que foi o vencedor do ano passado. Eleito por conta do gol marcado contra o Internacional na Libertadores, o santista disputa com Falcao García, do Atlético de Madri, e Miroslav Stoch, do Fenerbahçe.
 
- O Neymar está na lista dos 23. Já é um grande reconhecimento para alguém que joga no Brasil. Para o Neymar chegar na lista final ou ele jogar na Europa ou arrebentar com a Seleção em 2014. Aí sim o mundo todo vai estar vendo ele. O Neymar é o protagonista absoluto no Brasil, mas é pouco visto na Europa. Sabemos que é merecedor de estar na lista dos três de melhor do mundo, mas o mundo não conhece o futebol dele direito. Dependendo da sua ambição de ser o melhor do mundo, o caminho mais curto é jogar em um grande clube da Europa – disse Ronaldo, ao comentar a ausência do craque santista.
 
Apesar de não ter conquistado nenhum título de peso com o Barcelona (apenas a Copa do Rei), o craque argentino teve uma temporada histórica quando se fala em recordes pessoais e está muito perto de superar o alemão Gerd Müller como maior artilheiro em um só ano - ele soma 82 gols contra 85 do ex-jogador do Bayern de Munique em 1972.
 
Já Cristiano Ronaldo foi protagonista do título do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha com o Real Madrid. O atacante luso ainda tem a seu favor a boa participação de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia, quando ajudou sua seleção a chegar até a semifinal, sendo eliminada pela campeã Espanha nos pênaltis.
 
A Eurocopa, inclusive, foi uma ajuda e tanto para Iniesta. Melhor jogador da competição continental que deu o bicampeonato para a Espanha, ele é o único dos três rivais que não faturou ainda o prêmio de melhor jogador do mundo - Cristiano Ronaldo foi agraciado em 2008.
 
Treinadores também são 'espanhóis'
Já os três técnicos que vão disputar o prêmio de melhor treinador serão Vicente Del Bosque, da seleção da Espanha, Pep Guardiola, que deixou o Barcelona ao final da última temporada, e José Mourinho, do Real Madrid. Os vencedores dos prêmios serão anunciado no dia 7 de janeiro, em cerimônia organizada pela Fifa em Zurique, na Suíça.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições