Grêmio vence o Botafogo por 1 a 0 e ofusca estreia de Seedorf

Grêmio vence o Botafogo por 1 a 0 e ofusca estreia de Seedorf

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

iG Rio de Janeiro

Marcelo Moreno marcou o único gol do jogo. Holandês teve boa movimentação e atuou por 70 minutos

Mais de 34 mil botafoguenses foram ao Engenhão acompanhar a estreia do meia holandês Seedorf neste domingo, no Engenhão. A grande festa nas arquibancadas só não contava com a grande atuação do Grêmio, que venceu por 1 a 0, voltou ao G-4 e ofuscou a primeira partida do craque no time de General Severiano.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Perigoso no contra-ataque, o Grêmio aproveitou os erros do Botafogo para marcar com Marcelo Moreno aos três minutos do segundo tempo. Seedorf teve uma estreia regular. Se movimentou bem, deu um ótimo cruzamento para Elkeson perder um gol incrível e saiu aos 24 minutos da segunda etapa, mostrando que a parte física não deve ser problema para o meia.

Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

Com a vitória, o Grêmio chega aos 21 pontos e se mantém no G-4, tirando o Cruzeiro, que havia \'roubado\' a quarta posição momentaneamente. Já o Botafogo cai três posições, na 8ª colocação, com 17 pontos.

Leia mais: Grêmio vence a terceira seguida e fase coincide com presença de Elano

O time gaúcho volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, quando recebe o Fluminense no Olímpico. No mesmo dia, às 20h30, o Botafogo faz o clássico carioca contra o Vasco, no Engenhão.

O Jogo A festa no Engenhão era toda do Botafogo, mas quem teve a primeira grande chance de abrir o marcador foi o Grêmio. A equipe gaúcha não se intimidou com a presença de Seedorf dentro de campo e foi para cima no primeiro minuto de jogo. O jovem Leandro aproveitou a liberdade dada pela marcação alvinegra e limpou os defensores para invadir a área. Ao ficar cara a cara com Jefferson, o atleta chutou no canto e obrigou o arqueiro a esticar a perna para evitar o gol tricolor com o pé.

Sem desanimar, o Botafogo respondeu aos visitantes com uma boa trama pelo alto, aos quatro minutos. Após escanteio cobrado por Vitor Júnior na esquerda, a bola foi ajeitada por cima para que Elkeson chegasse livre de marcação. O atleta testou em direção ao gol de Marcelo Grohe, mas a bola passou por cima do travessão.

As jogadas criadas nos primeiros minutos da partida, entretanto, não embalaram as equipes nos instantes que se seguiram. Os dois times erravam muitos passes no meio-campo e só ouviam aplausos nas arquibancadas quando Seedorf pegava na bola. O holandês, inclusive, deu o seu primeiro chute a gol aos 12 minutos, quando aproveitou sobra de uma falta cobrada na entrada da área. Tranquilo, Marcelo Grohe se posicionou no centro de sua meta e encaixou a finalização.

Enquanto Márcio Azevedo errava todas as suas investidas pela esquerda e Fellype Gabriel comprometia o rendimento botafoguense na direita, Seedorf e Vitor Júnior tentavam trabalhar a bola no meio-campo e se movimentavam bem na intermediária. Mesmo com o jogo sob controle, o Botafogo levou novo susto aos 19 minutos. Fellype Gabriel deu espaço para que Marcelo Moreno lançasse Pará no ataque. O lateral invadiu a área e só não marcou porque Fábio Ferreira o atrapalhou na hora do chute.

Ciente de que o seu time precisava de um referencial em campo, Seedorf chamou o jogo para si novamente e, aos 27 minutos, deu uma primeira mostra do que o torcedor alvinegro se acostumará a ver nas arquibancadas do Engenhão. O holandês driblou toda a marcação que encontrou pela frente e invadiu a área pela lateral esquerda. Ao chegar à linha de fundo, o meia cruzou na cabeça de Elkeson, mas o atacante testou por cima do gol gremista.

Aos 31 minutos, Vitor Júnior arriscou chute de fora da área após Seedorf tomar a bola na intermediária, mas não levou perigo a Marcelo Grohe. Na sequência, o Grêmio chegou com muito perigo e obrigou nova intervenção de Jefferson. O goleiro precisou sair de seu gol e se jogar nos pés de Leandro para impedir que o atleta chutasse em direção às redes. Elano ainda tentou a conclusão da jogada, mas o árbitro paralisou o lance após o próprio Leandro ser flagrado em impedimento dentro da área.

A chance foi o último lance de perigo na etapa inicial. Os dois times passaram a prender a bola no meio-campo e demonstrar pouca objetividade no ataque. A postura das equipes deixou o estreante Seedorf incomodado e fez com que o jogador cobrasse uma nova mentalidade na saída de campo. O holandês pediu para que seus companheiros tocassem mais a bola e jogassem mais aberto para que o clube carioca pudesse chegar ao gol.

A tática, no entanto, foi bem utilizada pelo seu adversário. Logo aos três minutos do segundo tempo, o Grêmio partiu para o ataque e alçou Zé Roberto no lado esquerdo. O experiente meia alçou a bola por cima e contou com a indecisão de Fábio Ferreira no lance para encontrar Marcelo Moreno. O atacante chutou de chapa e abriu o marcador para o Tricolor gaúcho.

O Botafogo não se intimidou com o gol sofrido e tentou a resposta logo no minuto seguinte. Vitor Júnior invadiu a área e chutou cruzado. O goleiro Marcelo Grohe não deu chances e se jogou para impedir o tento botafoguense. Já aos sete minutos, Elkeson arriscou após passe do próprio Vitor Júnior e contou com um desvio de Souza no meio do caminho para acertar a trave dos visitantes.

Mesmo com o ímpeto obtido pelos botafoguenses após o gol sofrido, o Grêmio soube conter a pressão e administrou o resultado nos minutos que se seguiram. Seedorf ainda tentou surpreender Marcelo Grohe em cobrança de falta no lado esquerdo, mas a bola foi em cima do goleiro. Já cansado, o holandês foi substituído por Rafael Marques aos 25 minutos e deixou o campo debaixo de uma salva de palmas da torcida carioca.

Sem sua nova estrela em campo, o Botafogo ganhou em velocidade e conseguiu uma falta perigosa pelo lado esquerdo. Após cobrança de Andrezinho para dentro da área, Rafael Marques subiu mais alto que os demais e cabeceou para o gol. A bola passou por Marcelo Grohe e só parou nos pés de Léo Gago. O volante estava posicionado em cima da linha e evitou o empate alvinegro aos 28 minutos.

Satisfeitos com o resultado, os gremistas apenas se defenderam no restante da partida e foram ajudados pela falta de objetividade do Botafogo na partida. A equipe se desorganizou após as saídas de Seedorf e Fellype Gabriel e abusou das jogadas pela linha de fundo para chegar ao gol. Entretanto, o goleiro Marcelo Grohe estava inspirado. O arqueiro evitou por duas vezes as finalizações do atacante Rafael Marques e deixou o campo como o grande herói tricolor na noite deste domingo.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 0 X 1 GRÊMIO

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de julho de 2012, domingo
Horário: 18h30(de Brasília)
Público: 34.621 (29.943 pagantes)
Renda: R$ 1.226.785,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Manis (SP)
Cartões Amarelos: Renato (Botafogo); Tony, Zé Roberto, Leandro e Marcelo Grohe (Grêmio)

GOL:
GRÊMIO: Marcelo Moreno, aos sete minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen (William), Renato, Fellype Gabriel (Andrezinho), Seedorf (Rafael Marques) e Vitor Júnior; Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony (Anderson Pico), Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (Léo Gago); Leandro e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Ajude o time do Botafogo a subir no ranking da Torcida Virtual


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições