Grêmio vence por 1 a 0 e encerra a invencibilidade do Fluminense

Grêmio vence por 1 a 0 e encerra a invencibilidade do Fluminense

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

Kleber marcou o único gol do jogo, mas acabou sendo expulso. Flu não quebra recorde de 1988

Caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro. Com um gol de Kleber aos 24 minutos do segundo tempo, o Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico. Foi a quarta vitória seguida do time gaúcho, que permanece em 4º lugar, com 24 pontos – um a menos que o time das Laranjeiras, que permanece em terceiro.

Desfalcado de quatro jogadores, entre eles Deco, o técnico Abel Braga escalou o Fluminense num 3-5-2, visando anular as alternativas gremistas. O primeiro tempo foi parelho, com poucas chances de gol de lado a lado. Na etapa final, o Grêmio foi para cima e martelou até conseguir o gol que lhe deu a vitória, com Kleber, após desatenção da zaga carioca, que não acompanhou a cobrança de falta batida rapidamente por Elano.

Na próxima rodada, o Grêmio vai ao Couto Pereira encarar o Coritiba, sábado. Já o Fluminense tem outra decisão: receberá o líder Atlético-MG em um jogo de seis pontos, no Engenhão, domingo.

O jogoDesfalcado de quatro titulares, Abel Braga surpreendeu ao entrar com uma formação pouco usual no frio de 7ºC da capital gaúcha. O técnico escalou o Fluminense no 3-5-2, sacando Wagner, que seria o substituto do ausente Deco, e colocando mais um zagueiro – no caso, Leandro Euzébio.

A tônica da etapa inicial foi de um Grêmio com mais iniciativa, tentando furar a forte marcação do time carioca, que congestionava o meio-campo. A primeira boa chegada foi dos visitantes: aos dois minutos, a bola sobrou para Gum na pequena área, ele chutou, mas a bola bateu em um zagueiro gremista e não entrou.

Com uma linha de marcação adiantada, o Grêmio ganhava a maioria dos rebotes e pressionava, mas não conseguia o arremate. O Flu chegou mais uma vez com relativo perigo aos 17: Wallace fez boa jogada e cruzou na cabeça de Fred, mas Marcelo Grohe, bem colocado, segurou.

O time gaúcho só criou chances claras nos dez minutos finais. Aos 35, Marcelo Moreno ganhou disputa pelo alto em levantamento para a área e cabeceou com perigo. Dois minutos depois, Edilson chegou à linha de fundo e cruzou, mas Zé Roberto chegou um pouco atrasado e não conseguiu a conclusão. Aos 41, Kleber achou Moreno na área com belo passe de cavadinha, mas o boliviano chutou para fora.

O panorama seguiu o mesmo no segundo tempo. Aos quatro minutos, o Grêmio chegou com perigo pela primeira vez: Elano cruzou da direita, Marcelo Moreno deu um toque leve de cabeça, mas a zaga cortou. No contra-ataque, o Flu chegou pela esquerda e Carleto, de primeira, quase surpreendeu Marcelo Grohe.

O lateral Edilson destacava-se como uma peça ofensiva aguda do time gaúcho. Em quatro minutos, fez duas boas jogadas: aos 13, invadiu a área e chutou rasteiro, para defesa de Diego Cavalieri; aos 17, cobrou falta da intermediária com força e colocação, mas o goleiro do Flu segurou novamente. Aos 24, ele recebeu passe de Elano, que cobrou falta rápido, Moreno furou mas a bola sobrou para Kleber, que tocou na saída de Cavalieri e abriu o placar.

Os 27 mil gremistas enlouqueceram no Olímpico. Empolgado, o Grêmio quase fez o segundo aos 26: Elano cobrou falta e Diego Cavalieri desviou para escanteio. Para evitar a derrota, Abel Braga abriu o time: tirou o zagueiro Gum e o volante Edinho para as entradas de Wagner e Rafael Sobis. Luxa respondeu com Marquinhos e Léo Gago nos postos de Elano e Zé Roberto.

No fim, ambos os times terminaram com dez homens. O Fluminense perdeu Anderson, lesionado, após ter feito as três alterações. Já o Grêmio teve Kleber expulso. O Gladiador levou o segundo amarelo após se envolver em uma confusão. Revoltados com a arbitragem, os gremistas ainda peitaram Wilton Pereira Sampaio no fim do jogo. Pará recebeu um cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 1 x 0 FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)Data: 25 de julho de 2012 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Thiago Brígido (CE)
Público: 27.405 torcedores (23.155 pagantes)
Renda: R$ 518.534,00
Cartão amarelo: Souza, Marcelo Moreno, Fernando e Pará (Grêmio); Carleto, Fábio, Edinho e Anderson (Fluminense)
Cartão vermelho: Kleber (Grêmio)

GOL - GRÊMIO: Kleber, aos 24 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos) e Zé Roberto (Léo Gago); Kleber e Marcelo Moreno (André Lima)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Gum (Wagner), Anderson e Leandro Euzébio; Wallace, Edinho (Rafael Sobis), Fábio, Thiago Neves e Carleto; Wellington Nem (Rafael Moura) e Fred
Técnico: Abel Braga

 


Leia também: Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições