Mario Gomez decide, Alemanha derrota Portugal e lidera ao lado da Dinamarca

Mario Gomez decide, Alemanha derrota Portugal e lidera ao lado da Dinamarca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Mário André Monteiro

A Alemanha mostrou porque é uma das favoritas ao título da Euro 2012 e conseguiu uma boa vitória por 1 a 0 sobre Portugal, na estreia das equipes no grupo B da competição. Com o triunfo, o time germânico assume a liderança da chave ao lado da Dinamarca, que derrotou a Holanda pelo mesmo placar na outra partida.

Os alemães dominaram todo primeiro tempo, mas não conseguiram transformar a superioridade em gols. Com Cristiano Ronaldo sumido, o time português ficou recuado na maior parte do tempo, mas criou a melhor chance para abrir o placar. O zagueiro Pepe recebeu na área, chutou no travessão e a bola ainda quicou em cima a linha antes de voltar para o campo.

Na segunda etapa, Cristiano Ronaldo passou a ser mais acionado e Portugal criou mais chances. Inclusive com o próprio camisa 7, que recebeu livre pela esquerda, já dentro da área, mas demorou para finalizar e viu Boateng fazer o corte preciso.

Mesmo equilibrando a partida, Portugal viu os alemães abrirem o placar aos 27 minutos. O atacante Mario Gomez, que começou como titular, deixando Klose no banco de reservas, recebeu cruzamento dentro da área e cabeceou sem chances para Rui Patrício. Os lusos ainda tentaram empatar, mas a zaga germânica segurou o rival.

Na próxima partida, a Alemanha terá a Holanda pela frente. O jogo acontece no dia 13 de junho, quarta-feira que vem, às 15h45 (de Brasília). No mesmo dia, mas às 13h, a seleção de Portugal encara a Dinamarca. Os dois duelos acontecem na Ucrânia.

O jogoLogo no primeiro minuto, a Alemanha mostou porque é uma das favoritas na competição Boateng cruzou para área e Mario Gomez cabeceou no canto para boa defesa de Rui Patrício. Aos nove, após boa troca de passes no ataque, Podolski recebeu pela esquerda e soltou a bomba. O goleiro português defendeu mais uma vez.

Uma das estrelas da Euro, Cristiano Ronaldo pegou na bola pela primeira vez somente aos 17 minutos. Debaixo de muitas vaias, o capitão da equipe lusa recebeu pela esquerda, passou pela marcação de Boateng e cruzou com muito perigo na área alemã, mas a zaga afastou.

Ainda na pressão, os alemães quase abriram o placar aos 39 minutos. Müller cruzou da direita, Mario Gomez não alcançou de cabeça e a bola chegou para Podolski na esquerda. O camisa 10 chutou de primeira, a bola cruzou a área e chegou novamente para Müller, que chutou para fora.

A Alemanha seguia melhor em campo, mantendo a posse de bola e acuando Portugal em seu campo de defesa. E os germânicos chegaram mais uma vez com perigo aos 30 minutos. Özil recebeu pela esquerda e rolou para Podolski, que, da entrada da área, finalizou por cima.  

E Portugal foi quem criou a chance mais clara da primeira etapa, aos 45 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Pepe pegou o sobra na marca do pênalti e chutou longe do alcance do goleiro Neuer. A bola bateu no travessão e, caprichosamente, quicou em cima da linha e não entrou.

Na segunda etapa, Portugal voltou bem melhor e igualou as ações, criando mais chances e levando perigo à meta de Neuer. Cristiano Ronaldo passou a ser mais acionado e perdeu uma grande oportunidade aos 18, quando recebeu livre na área pela esquerda, mas demorou para finalizar, permitindo o corte de Boateng na hora H.

A Alemanha superou o susto e voltou ao ataque, dessa vez para balançar as redes, aos 27 minutos. A equipe germânica trabalhou bem a bola na entrada da área portuguesa e Khedira cruzou na medida para Mario Gomez, que cabeceou firme no canto esquerdo de Rui Patrício. 

Quatro minutos mais tarde e ainda empolgada pelo gol, a Alemanha quase ampliou com Mario Gomez. O atacante se esticou todo, mas não conseguiu alcançar o cruzamento de Müller. A resposta de Portugal veio com Cristiano Ronaldo. O camisa 7 ajeitou a bola para o meio e soltou a bomba de fora. Neuer mandou para escanteio.

O camisa 1 da Alemanha voltou a brilhar aos 43 minutos, quando Nelson Oliveira recebeu a bola livre dentro da pequena área, mas demorou para definir o lance e viu goleiro alemão voar nos seus pés e garantir a vitória germânica no duelo.

FICHA TÉCNICAALEMANHA 1 X 0 PORTUGAL

Local: Arena Lviv, em Lviv (Ucrânia)
Data: 9 de junho de 2012 (sábado)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Assistentes: Frédéric Cano e Michael Annonie (FRA)
Cartão amarelo: Postiga, Fábio Coentrão (POR); Badstuber, Boateng (ALE) 

GOL
ALEMANHA: Mario Gomez, aos 27\' do 2º tempo 

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Hummels, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger e Özil (Kroos); Thomas Müller (Bender), Podolski e Mario Gomez (Klose). Técnico: Joachim Löw

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Varela) e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga (Nelson Oliveira). Técnico: Paulo Bento



Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições