Ministério Público pede cancelamento de jogo entre Atlético-PR e Corinthians por irregularidades e falta de segurança

Fonte: Uol EsporteAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:01
arena da baixada
arena da baixada

arena da baixadaO Ministério Público do Paraná pedirá o cancelamento do amistoso entre Atlético-PR x Corinthians, nesta quarta, às 19h30, caso não sejam apresentados documentos atestando a segurança da Arena da Baixada. De acordo com a promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, o primeiro laudo enviado pelo time de Curitiba não se enquadrou aos termos do Estatuto do Torcedor.

O Atlético entregou novo laudo técnico às 10h50 desta quarta e aguarda resposta positiva das autoridades. Os documentos estão sendo apreciados pela promotora Fernanda da Silva Soares, da 1ª Promotoria de Defesa do Consumidor.

São laudos de engenharia, segurança, vigilância sanitária e prevenção e combate de incêndio.

A Arena da Baixada vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos pela primeira fase da competição: Irã e Nigéria, no dia 16 de junho, Honduras x Equador, dia 20, Austrália x Espanha, dia 23, e Argélia x Rússia, dia 26.

O amistoso entre Atlético-PR x Corinthians será o principal teste do estádio antes do Mundial. O Atlético realizou em 29 de março o primeiro jogo-teste da Arena da Baixada para a Copa do Mundo. O time principal empatou por 0 a 0 com o J. Malucelli para um público de 10 mil pessoas, formado por sócios sorteados, operários da obra e convidados.


Confira nota oficial do MP

O Clube Atlético Paranaense tem até o meio-dia desta quarta-feira (14/05) para prestar esclarecimentos à 1.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba sobre o Laudo Técnico de Engenharia da Arena da Baixada. A apresentação do documento é necessária para atestar as condições de segurança do estádio, que será palco do jogo-teste entre Atlético e Corinthians, a ser realizado também nesta quarta, a partir das 19h30, com previsão de público de 30 mil pessoas.

Segundo a promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, o laudo apresentado pelo Clube não se enquadra nos termos do Estatuto do Torcedor, uma vez que descumpre os requisitos estabelecidos na Portaria 124/2009, alterada pela Portaria 238/2010, ambas do Ministério do Esporte. Entre os itens que precisam ser esclarecidos está o eventual "grau de criticidade" da Arena, dado fundamental para se estabelecer, por exemplo, possível restrição de público.

Além do laudo de engenharia, segundo fixa o Estatuto do Torcedor, é necessária a apresentação dos laudos de segurança, vigilância sanitária e prevenção e combate de incêndio. O MP também cobra do Clube informações sobre o laudo de vigilância sanitária. Segundo a Promotoria, o documento entregue traz uma série de restrições, às quais devem ser sanadas até o início do jogo-teste. O laudo de segurança, emitido pela Polícia Militar, também estabelece restrição, mas somente quando à limitação de público, fixada em 30 mil espectadores, que é o esperado para o evento.

Já em relação ao Laudo de Prevenção e Combate de Incêndio, a Promotoria informa que este não foi entregue pelo Atlético, que anexou apenas um ofício do Corpo de Bombeiros, no qual há a manifestação de parecer favorável de liberação da edificação por 10 dias. O clube informou também que, no dia do jogo, como medida preventiva, um Grupo Operacional de Salvamento Tático do Corpo de Bombeiros, se fará presente.

Separação de torcidas – O Atlético seguiu a Recomendação Administrativa, emitida pelo MP-PR, na segunda-feira (12), e fará o jogo com separação de torcidas. A separação será feita por cerca de 200 seguranças contratados, já que o estádio não tem barreira física para essa finalidade.

"Não haverá, entretanto, obstáculos que dificultem a passagem dos torcedores para o campo, nem qualquer tipo de proteção para que atletas e árbitros não sejam atingidos", comenta a promotora. Ela acrescenta que também se verificou que, para o isolamento de entulhos resultantes das obras na Arena, serão colocados apenas funcionários da FIFA e seguranças terceirizados.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições