Palmeiras é derrotado por Paysandu e adia festa

Palmeiras é derrotado por Paysandu e adia festa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04
paysandu x palmeiras
Nada de festa palmeirense no Mangueirão na noite desta terça-feira. Empurrado pela vibrante torcida, o Paysandu venceu o Verdão por 1 a 0, manteve aberta a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro da Série B e ganhou ânimo na luta contra o rebaixamento para a Série C. O resultado levou o Papão aos 39 pontos, mesma pontuação do ABC, que tem um triunfo a mais e por isso fechou a 35ª rodada fora da zona da degola, na 16ª posição. O Verdão, que já foi atrás do técnico argentino Marcelo Bielsa, se manteve com 73 pontos, com oito de vantagem para a vice-líder Chapecoense. Há ainda três rodadas a serem disputadas, ou seja, nove pontos em jogo.
 
Com um futebol preguiçoso, que em nada lembrou aquele mostrado ao longo da campanha, o Palmeiras se mostrava satisfeito com o empate, que lhe garantiria o troféu. O mau futebol pareceu ter surpreendido até ao Papão, que demorou a acreditar que poderia vencer o líder dentro de casa.
 
Quando notaram a ineficiência dos paulistas do meio de campo para frente, e a fragilidade defensiva pelas alas, os paraenses fizeram o gol da vitória aos 13 minutos, com o lateral-direito Yago Pikachu. Depois, se fecharam lá atrás para garantir o resultado diante de um time desfalcado de estrelas como Valdivia, Leandro e Wesley. O zagueiro Henrique, capitão da equipe, ainda deu vexame no fim, ao surtar contra a arbitragem até ganhar cartão amarelo e depois vermelho por reclamação.
 
Na próxima rodada, sem Henrique e Valdivia (na seleção chilena), mas com Leandro e Wesley de volta, o Palmeiras recebe o Boa Esporte no sábado, às 16h20m, no Pacaembu - um empate lhe garante o título. Um dia antes, o Paysandu vai até o Ceará enfrentar o Icasa, no Romeirão, às 21h50m.
 
Poucas chances na primeira etapa
Apesar da festa da torcida palmeirense presente no Mangueirão, nada de título antes do início da partida. A vitória da Chapecoense sobre o Paraná Clube, em Curitiba, obrigou o Verdão a tentar o título no campo. Bastava o empate. Já garantido na Série A do ano que vem e em situação bastante tranquila na classificação, o técnico Gilson Kleina aproveitou o duelo contra um rival que luta para sair da zona de rebaixamento para fazer experiências na equipe e dar oportunidade a alguns reservas. A grande novidade foi a escalação do novato Fábio, no lugar de Fernando Prass.
 
Com mais posse de bola, mas pouca força no ataque, o Palmeiras conseguiu manter a partida sob seu controle. Em situação difícil na classificação, o Paysandu também não se expôs muito e se aproveitou dos erros dos paulistas para levar perigo. Aos 31, Eguren errou na saída de bola, e Marcelo Nicácio obrigou Fábio a fazer boa defesa.
 
Mais animado, o Papão foi saindo para o jogo e ganhando mais espaço no campo de ataque. O Verdão, postado com três zagueiros e dois volantes, atacava pela esquerda, com o lateral Juninho atuando quase como ponta. Na melhor chance, ele recebeu passe de Alan Kardec e arriscou chute forte. Matheus espalmou e manteve o zero no marcador.
 
Pikachu dá fôlego ao Papão e adia festa alviverde
Sempre pela esquerda, o Palmeiras voltou para a segunda etapa procurando mais o campo de ataque. E não demorou muito para Juninho levar perigo ao gol do Papão. Aos três minutos, o lateral avançou, cortou o marcador e tentou chute de pé direito. Matheus foi no alto para espalmar e mandar a bola para longe.
Apesar da empolgação inicial, o Verdão voltou a apresentar os mesmo problemas da primeira etapa: muitos erros de passe, principalmente com Felipe Menezes. Quem se aproveitou da postura acomodada dos paulistas foi o Paysandu, que saiu para o jogo e viu que poderia somar pontos importantes na luta contra o rebaixamento.
Apostando nos chutes de fora da área, Heliton contou com desvio de Henrique para quase vencer Fábio e inaugurar o marcador. Mas não fez falta. Aos 13 minutos, Yago Pikachu apareceu livre na grande área e, após passe de Djalma, empurrou para o gol. O estádio tremeu na comemoração.
 
Em desvantagem, Kleina abriu mão do esquema com três zagueiros e mandou o Verdão para o ataque. A pressão desordenada até fez o Palmeiras aparecer mais no ataque e acertar a trave de Matheus em duas oportunidades. Bem postado na defesa, o Papão soube controlar o adversário e segurou a importante vitória, na luta contra o rebaixamento para a Série C.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições